ESPORTES
O esporte paranaense esteve em destaque em todo o Estado, entre os dias 19 e 26 de julho, com a realização das fases regionais dos 27º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs). As 12 regiões esportivas do Estado que sediaram foram: Castro, Corbélia, Ivaiporã, Arapongas, Nova Londrina, Bandeirantes, Cianorte, Goioerê, Campo Largo, Guarapuava, Mangueirinha e Assis Chateaubriand.
Os atletas brigaram pelo título nas modalidades de basquetebol, handebol, futsal, voleibol e futebol, garantindo vaga para à fase final dos Jogos da Juventude do Paraná, na Divisão B, que este ano acontece entre os dias 20 e 26 de setembro, em Umuarama.
Assis Chateaubriand
Na regional, o grande destaque foi para as equipes de Toledo, que conquistaram três títulos: basquetebol e voleibol masculino, além do futebol de campo. Toledo também formalizou a candidatura para sediar à fase final dos 57º Jogos Abertos do Paraná em 2014, na divisão A. Em segundo lugar, ficou a cidade de Marechal Cândido Rondon, que conquistou a medalha de ouro no futsal e handebol masculino. Ouro Verde do Oeste ficou com o título no futsal feminino; Maripá, no handebol feminino, e Iracema do Oeste no voleibol feminino.
Arapongas
Destaque para os anfitriões, que conquistaram três títulos nas cinco modalidades. Arapongas foi campeão no basquetebol e handebol masculino e também no futebol. Cambé ficou com dois títulos, no voleibol feminino e no futsal masculino. A equipe de Londrina foi a grande campeã no handebol feminino. No voleibol masculino, Porecatu ficou com o título. Apucarana conquistou o ouro no basquete feminino e Rolândia foi a equipe campeã no futsal feminino.
Bandeirantes
Ribeirão do Pinhal conquistou o bicampeonato no handebol masculino e o título inédito no voleibol feminino. No voleibol masculino, o ouro ficou com a equipe de Joaquim Távora. Uraí conquistou o ouro no handebol feminino; Santo Antônio da Platina no futsal masculino; Cambará no feminino; Jaguariaíva no basquete masculino e a equipe da casa, Bandeirantes, foi campeã no futebol.
Campo Largo
As equipes de handebol masculino e feminino de Curitiba, conquistaram o título da regional. No basquete e futsal masculino, Araucária ficou com as medalhas de ouro. Já na modalidade de voleibol, São José dos Pinhais ficou com o título no masculino e Pinhais no feminino. O título no futebol foi para o time de Paranaguá.
Castro
Ponta Grossa conquistou três títulos na regional: campeã no basquetebol feminino, futsal feminino e handebol masculino. No voleibol feminino, Irati, e no masculino, a equipe da casa, Castro, que também foi ouro no futebol. Rebouças conquistou o título no handebol feminino e a equipe de Telêmaco Borba venceu no futsal masculino. No basquetebol masculino, quem venceu foi a equipe de Imbituva.
Cianorte
A equipe da casa conquistou duas vagas para à fase final dos JOJUPs, no futebol e no futsal feminino. Altônia também garantiu duas vagas no voleibol masculino e feminino. O título do handebol ficou com a equipe de Iporã, no feminino, e Tapejara, no masculino. São Manoel do Paraná conquistou a medalha de ouro no futsal masculino. E no basquete, os classificados foram São Jorge do Patrocínio, no feminino, e Japurá, no masculino.
Corbélia
Na regional de Corbélia, os representantes nas modalidades coletivas são: no basquete masculino, Cascavel; basquete feminino, Matelândia; futebol, Cascavel; futsal masculino, Céu Azul; futsal feminino, Santa Terezinha de Itaipu; handebol masculino, Corbélia; handebol feminino, São Miguel do Iguaçu, voleibol masculino, Foz do Iguaçu, e no voleibol feminino, a equipe de Medianeira.
Goioerê
Campo Mourão ficou com dois títulos na regional de Goioerê, no futsal masculino e no voleibol feminino. A equipe da casa garantiu a medalha de ouro apenas no voleibol masculino. No handebol, quem vai representar a regional no feminino é a equipe de Mariluz, enquanto no masculino, o representante é a cidade Quinta do Sol. Os outros classificaddos são: Ubiratã, no futsal feminino; Fênix, no futebol e Peabiru, no basquete masculino.
Guarapuava
A cidade que sediou a regional conquistou cinco títulos: futsal e voleibol masculino, basquetebol feminino, handebol masculino e futebol. A medalha de ouro no basquetebol masculino ficou com a equipe de Pinhão. No futsal feminino, as meninas de Paula Freitas ficaram com o título; no handebol feminino, a equipe de Quedas do Iguaçu, e no voleibol feminino, quem garantiu a vaga para à fase final em Umuarama, foi General Carneiro.
Ivaiporã
A equipe da casa conquistou três medalhas de ouro na regional: basquetebol masculino e feminino e tricampeã no futsal masculino. São João do Ivaí levou os dois ouros do voleibol. No handebol, Manoel Ribas conquistou o título no masculino, enquanto no feminino quem venceu foi a equipe de Jardim Alegre, que também foi ouro no futsal feminino. No futebol, o campeão foi o time de Lunardelli.
Mangueirinha
Palmas foi o grande destaque da competição, conquistando o tricampeonato consecutivo no voleibol feminino e também o ouro no futsal masculino e feminino. O campeão no voleibol masculino foi a equipe de Francisco Beltrão, que venceu pela terceira vez a fase regional dos JOJUPs. No handebol masculino, permaneceu a tradição de Dois Vizinhos, que também conquistou o tricampeonato. Já no feminino, o favoritismo prevaleceu com a equipe de Santo Antônio do Sudoeste. A equipe de Pérola D’Oeste conquistou o título no basquetebol após dois anos sem participar dos Jogos da Juventude. No futebol, outro tricampeonato, desta vez com a equipe de Planalto.
Nova Londrina
Paranavaí garantiu dois títulos na fase regional: no basquetebol feminino e voleibol masculino. Astorga ficou com o ouro no voleibol feminino. No handebol, a tradição de Floraí, no masculino, e Alto Paraná no feminino. Mandaguaçu ficou com o título no futsal masculino, enquanto Paiçandu venceu no feminino. No futebol, quem garantiu o título e a vaga para à fase final foi a equipe de Maringá. Paraíso do Norte foi o campeão no basquetebol masculino.
As fases regionais dos 27º Jogos da Juventude são uma realização da Secretaria do Esporte do Paraná, através dos Escritórios Regionais do Esporte, com apoio das Prefeituras e o patrocínio da Renault.
por Josiane Schmidt
COM/SEES









Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI