De acordo com o sexto boletim da Secretaria de Estado e Saúde (Sesa), divulgado na última segunda-feira, 15, o Sudoeste já está com 58 casos de gripe A em 2013. A cidade com maior número de doentes é Francisco Beltrão, que já confirmou 30 casos da doença. As situações mais graves aconteceram em Dois Vizinhos, onde a doença evoluiu e matou duas pessoas: uma criança de 3 anos e sete meses e uma senhora de 84 anos. Ambos não haviam tomado vacina. "Não são todas as amostras recolhidas que são enviadas para a Sesa. A gente tem as unidades sentinelas que são o Hospital Regional, o Hospital São Francisco e o 24 Horas que coletam essas amostras e fazem a identificação de quais os vírus que estão circulando pela região", diz Cíntia Jaqueline Ramos, chefe da 8ª Regional de Saúde.

O trabalho de prevenção segue forte. "Sempre aconselhamos quem tem os sintomas da gripe (febre alta e repentina, tosse, dor de garganta, dores de cabeça, dores musculares e nas articulações, falta de ar, cansaço e calafrio) procure as unidades de saúde e, se a gripe for confirmada, já inicie o tratamento. O antiviral Oseltamivir, conhecido como Tamiflu, está disponível em todas as unidades e não é vendido em farmácias particulares", conta. Ela comenta que o frio das últimas semanas é um agravante, pois as pessoas começam a se reunir e não costumam deixar os lugares ventilados. "A gente sempre frisa para todos higienizar as mãos, usar o álcool em gel e procurar permanecer em ambientes bem ventilados. Vale ressaltar que o álcool em gel não substitui a lavagem das mãos", completa. Cintia ainda comenta que as crianças, os idosos e os doentes crônicos são quem mais sofrem com a gripe A.
No Paraná, 800 casos positivos e 100 mortes
De acordo com o sexto boletim informativo da doença, neste ano já foram registradas 800 amostras positivas para gripe. A maioria diz respeito ao vírus Influenza A H1N1 (376), seguido pelo vírus Influenza B (292) e pelo Influenza A H3N2 (130). Outras duas amostras foram pelo vírus Influenza A, mas sem distinção do subtipo viral.
O último boletim também confirmou outras oito mortes pela doença em Santana do Itararé (2), Campo Mourão, Marialva, Curitiba, Piraí do Sul, Cianorte e Guarapuava. Ao todo, no ano, já foram 100 mortos pelo vírus.
Vacinação concluída na região
A campanha de vacinação para prevenir o vírus da gripe já foi encerrada. De acordo com a chefe da 8ª Regional de Saúde, grande parte dos municípios atingiram todas as metas. "Em vários municípios, algumas faixas etárias não atingiram a meta, mas ficamos satisfeitos com a campanha", conclui.
fonte: Jornal de Beltrão
Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI