Na região, o Ministério do Turismo já havia inserido a região do Vales do Iguaçu, contemplantado os 42 municípios da região Sudoeste do estado.
Todo o contexto ambiental gerado pelas Usinas Hidrelétricas de Foz do Areia,(Bituruna e Pinhão); Salto Osório(São Jorge D'oeste e Quedas do Iguaçu) e Salto Santiago (Saudade do Iguaçu e Rio Bonito do Iguacu), todas localizadas no leito do Rio Iguaçu, no limite do Sudoeste do Paraná com outras regiões do estado estão sendo consideradas referenciais da mais nova região turística criada do estado do Paraná. A região da Cantuquiriguaçu passou a integrar o mapa do Programa Nacional de Regionalização do Turismo.
Na descrição feita pelo ministério do Turismo, a nova região é composta por 20 municípios margedos pelo Rio Iguaçu, conta com inúmeras hidrelétricas e lagos que favorecem a prática de esportes náuticos e a pesca esportiva, além de recantos de lazer nas represas de Foz do Areia, Salto Osório e Salto Santiago. A transformação ocorrida no território pode ser vista no Museu Regional do Iguaçu, em Reserva do Iguaçu, que possui um dos mais expressivos acervos regionais do Paraná. Além disso, a região concentra reservas indígenas, belas paisagens como a do Horto Florestal na Vila de Faxinal do Céu e rica agricultura familiar. Por fim, destaque para a Festa Nacional do Charque, em Candói, com seu ponto alto na gastronomia a base de charque, além de atividades artísticas e exposição feira agropecuária.
Na região, o Ministério do Turismo já havia inserido no contexto nacional a região do Vales do Iguaçu, contemplantado os 42 municípios da região Sudoeste do estado.
Para o secretário nacional de Políticas de Turismo, o mapa da regionalização orienta a atuação de políticas e investimentos do MTur pelo país.Assim que o novo mapa for concluído, o MTur classificará o nível de desenvolvimento (que varia de 1 a 3) de cada uma das regiões turísticas e definirá as necessidades de investimento de cada localidade.

fonte: Portal RBJ
Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI