Um levantamento feito pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, no início desta semana, aponta que já chega a seis o número de prefeituras do sudoeste que adotaram o regime de meio expediente neste final de 2013. A medida faz parte de um plano de contenção de gastos da administração pública para o fechamento das contas do ano. As prefeituras que adotaram o horário reduzido de atendimento são: Pinhal do São Bento, Mangueirinha, Pranchita, Santo Antonio do Sudoeste, Sulina e Vere.
De acordo com o secretário executivo da AMSOP, José Kresteniuk, nas próximas semanas outras prefeituras deverão adotar o regime de meio expediente. “O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) segue frustrando as administrações municipais. Para o mês de outubro, a previsão nas administrações era de um aumento de pelo menos 15% no total de repasses, no entanto esse acréscimo deve chegar, segundo estimativas do Tesouro Nacional, a apenas 1%. Esse valor sequer repõe a inflação do período que foi de 6%”, disse Kresteniuk.
Como conseqüência da baixa nos repasses do FPM as administrações, em especial as dos municípios menores, iniciam uma série de ações para a redução de custos em busca do equilíbrio nas contas. “Em algumas prefeituras temos redução no expediente do setor de obras públicas, em outras o pátio de máquinas para totalmente, sem contar às prefeituras que adotam o meio expediente para enxugar os gastos. São ações delicadas, porém necessárias para a saúde dos cofres públicos e, principalmente, para que as administrações não comprometam sua capacidade de investimentos”, disse o presidente da AMSOP, e prefeito de Honório Serpa, Rogério Benin.
Orientação
Diante da situação emergencial em muitas administrações, a AMSOP está orientado os prefeitos de toda a região a adotarem medidas para contenção de gastos. Além da campanha, Economizando nosso futuro fica em dia, lançada pela AMSOP em setembro deste ano, com uma série de orientações sobre medidas de economia, a entidade tem ainda enviado ofícios apontando as previsões do FPM para os próximos meses, assim como alternativas para a contenção de gastos para o fechamento das contas.
CLIQUE PARA AMPLIAR
Assessoria

Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI