Centenas de pessoas compareceram no sábado e domingo ao aeroporto municipal Paulo Adballa para acompanhar saltos de paraquedismo. O grupo Marreco Voador, com apoio da Prefeitura e da Fopar realizou de sexta a domingo, 4 a 6, o curso de paraquedismo, saltos duplos e voos acrobáticos. Os quatro alunos de primeiro salto e mais dois de reciclagem receberam as instruções de Júnior Aver e contaram com a organização de Marcos Ventura, Amilton Camargo e Márcio Basso. Em Pato Branco, o curso será no dia 26 de outubro.
Os alunos participam de 12h de aula teórica, em que aprendem procedimentos de emergência, sobre navegação, equipamentos e conhecem todas as partes do avião separadamente. "Qualquer pessoa, a partir de 16 anos, pode participar do curso, mas ele precisa apresentar laudo do médico habilitando-o para a prática de esportes radicais", conta Márcio Basso.
O instrutor de saltos Júnior Aver diz que para a pessoa ter um bom aproveitamento do salto, ele precisa, primeiramente, responder uma prova teórica, para mostrar que gravou todos os procedimentos. Só então, quando já estiver dominando a parte teórica, é que o aluno fará o primeiro salto. "Na hora do salto, o principal é assumir a posição box, que é a postura básica de queda livre, quando o corpo se encontra selado com a cabeça para cima, as pernas abertas formando um ângulo da largura dos ombros, os braços para frente, 90º com o tronco, o antebraço 90º com o braço e os joelhos dobrados, a quase 45º e além disso, aplicar os conhecimentos aprendidos.
Na região, há grupos de paraquedismo em atividade nas cidades de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco, com dezenas de participantes. Periodicamente, são realizados eventos com grande participação.
Salto padrão
O salto padrão de lançamento do aluno iniciante são 4.500 pés, cerca de 1.350 metros, no programa ASL, mas a pessoa pode ter uma progressão até 10.000 pés”, informa Junior.
Os interessados no esporte podem entrar em contato com Márcio Basso pelo 8809-1303 ou 9971-2314 e com Junior Aver pelo 9118-7879.


fonte: Jornal de Beltrão
Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI