Lucas garantiu o direito de disputar vaga na Seleção Brasileira, com seletiva em janeiro de 2014.
Lucas de Krishna Ostapiv, 16 anos, tem 78 quilos e estuda Agrimensura na UTFPR, campus Pato Branco. No último fim de semana, tornou-se vice-campeão brasileiro de taekwondo durante a Copa do Brasil de Taekwondo, realizada em Goiânia, entre os dias 8 e 10 de novembro.
O pato-branquense somou pontos importantes no ranking nacional ao vencer os campões de Minas Gerais e da Bahia, mas perdeu na final por pontos para o paulista Jeferson Nascimento. Com este resultado, Lucas passou a ocupar o terceiro lugar no ranking nacional, o que lhe dá o direito de disputar uma vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo, com seletiva que deverá ocorrer em janeiro de 2014.
Para o pai do atleta, Fabiano Ostapiv, a conquista é motivo de orgulho, já que fazem apenas quatro anos em que Lucas dedica-se a modalidade, mas lamenta pelo filho não ter nenhum patrocínio. A competição do fim de semana, por exemplo, foi custeada exclusivamente pela família, explica Ostapiv.
O atleta conta que treina quatro vezes por semana, revezando ainda com treinos de bicicleta, corrida e piscina. Antes de uma competição, os treinos aumentam para seis vezes na semana. Ao lado de Lucas está o irmão mais velho Gabriel, que também o incentiva na modalidade. O pato-branquense treina na Academia Pirolli, do professor Julio.
Paranaenses se destacam em competição
O professor Gilberto Morando foi convocado para atuar como técnico da Seleção Paranaense de Taekwondo na Copa do Brasil. Do Paraná, foram 68 atletas, entre eles Fagner Cristiano Back Dantas, campeão, Kelwin Roni Rockembach, 3º lugar, e Eduarda Rodrigues Detogni, que sofreu um mal estar e acabou não competindo. Todos são de Saudade do Iguaçu. Paraná sagrou-se campeão geral do evento, com a conquista de 17 medalhas de ouro, seguido de São Paulo e Distrito Federal.
Fagner, aos 13 anos, sagrou-se campeão da Copa do Brasil após enfrentar adversários do distrito Federal, Ceará e Minas Gerais em três lutas. O garoto é outro atleta do Sudoeste do Paraná que, assim como Lucas Ostapiv, consegue classificação para a seletiva da Seleção Brasileira 2014.
De acordo com Morando, a maioria das férias será sacrificada para que o atleta consiga este objetivo.

Lucas retornou de Goiânia com medalha e título de
vice-campeão (Foto: Angela Curioletti/Diário do Sudoeste)
Fonte: Diário do Sudoeste
Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI