Menu
 

A+ A-

Indígenas da reserva de Mangueirinha, Coronel Vivida e Chopinzinho fecharam na manhã de ontem a BR-373. O protesto aconteceu depois de o movimento indígena ter acessado a minuta de uma portaria do Ministério da Justiça, a qual instrui os procedimentos de demarcação de reservas nos termos do decreto 1.775/96.

O bloqueio aconteceu das 9 horas ao meio-dia em apoio ao movimento nacional pela demarcação das terras indígenas. Em Brasília, para acompanhar a Conferência Nacional de Saúde Indígena, o cacique Romancil Cretã comentou a decisão do ministério. "O pensamento é chamar a atenção da população, de forma pacífica, que esse é um direito nosso previsto na Constituição brasileira, e que não aceitamos esses decretos e portarias contrários à demarcação das terras indígenas, atendendo mais aos interesses dos ruralistas que dos índios", disse, em entrevista à Rádio Vicente Pallotti, de Coronel Vivida.

De acordo com notícias do portal G1, 500 indígenas que protestavam em frente ao Palácio do Planalto entraram em conflito com policiais militares. Na região, segundo o cacique Cretã, os indígenas "farão de tudo para não entrar em conflito". "O que for do direito do nosso vizinho, eu vou respeitar. Mas o que for terra indígena eu vou querer, exigir e garantir o nosso direito", afirmou.

A Terra Indígena Mangueirinha tem aproximadamente 8,8 mil hectares de extensão e uma população, em 2005, de 1.500 índios, conforme o portal www. kaingang.org. Um dos principais problemas na região, segundo Cretã, é a invasão das terras indígenas pelas propriedades rurais.

"Não aceito que os nossos limites sejam em curva, como tem ocorrido na região, se a demarcação e o registro sejam todos em linha reta. Os agricultores não estão respeitando as divisas e estão invadindo estradas e áreas indígenas de reflorestamento de pinheiros. A partir do dia 10, assim que eu voltar de Brasília, vamos colocar as nossas cercas em linha reta. Não vamos aceitar mais a invasão nas nossas terras", prometeu.

Cacique Cretã: agricultores vizinhos à reserva não estão 
respeitando as divisas com as terras indígenas.


Fonte: Jornal de Beltrão

Postar um comentário

Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI

 
Top