Rafael Barcelos tem futuro promissor no tênis (Foto: Divulgação)
O Circuito Sul-Brasileiro de Verão faz parte há anos do calendário da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). A competição tem sedes em Londrina, Criciúma e São Leopoldo, sendo disputada em seis etapas, que valem pontos para o ranking nacional, com a participação dos melhores tenistas infanto-juvenis do sul do Brasil. Neste ano, o circuito contou com uma média de 300 tenistas por etapa. Com os bons resultados, Barcelos deve ficar entre os 10 melhores tenistas do país em sua categoria.
O talento do pato-branquense já foi percebido por tenistas de renove nacional. Barcelos foi convidado, em julho do ano passado, para treinar no Instituto Gaúcho de Tênis (IGT), um dos maiores centros de treinamentos do Brasil, sob a orientação de Luiz Peniza, Eduardo Frick e Marcos Hocevar, o Marcão, que chegou a ser 30 do mundo quando jogava profissionalmente.
Trajetória
Rafael Barcelos começou jogar tênis no Clube Pinheiros, em Pato Branco, com 7 anos, quando era treinado pelo professor Aldair Dias Gomes, que o acompanhou até o final do ano passado. Neste período, foram muitos treinos, campeonatos, conquistas e aprendizado.
Atualmente Barcelos mora em Porto Alegre e treina diariamente no Instituto Gaúcho de Tênis (IGT). Ele está se preparando para disputar, em março, dois campeonatos internacionais: Banana Bowl, em São José dos Campos, e Copa Gerdau, em Porto Alegre, além de um campeonato nacional, em Londrina. O atleta tem o apoio do Instituto Gaúcho de Tênis e da Secretaria de Esportes de Pato Branco.
Diário do Sudoeste
