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As obras das terceiras faixas se iniciaram na
semana passada.
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A empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) começou na semana passada as obras de melhoria na BR 158, nos 30 km que ligam Pato Branco a Coronel Vivida.
Serão três novas terceiras faixas, e um trevo de acesso no distrito de São Roque do Chopim (Nova Espero). O prazo de execução é de três anos – a partir da data de licitação, encerrada em dezembro de 2013 –, mas o Dnit acredita que as obras devem ser concluídas ainda em 2015.
Segundo o supervisor da unidade local do Dnit, Hélio Gomes da Silva Junior, essas obras fazem parte de um pacote maior de intervenções, que inclui não só a BR 158, mas todo o lote entre Pato Branco e a BR 277 em Candói, o que abrange também a BR 373.
Além da ampliação da quantidade de terceiras faixas e o trevo em Nova Espero, o programa compreende a renovação de todo o pavimento do trecho e a construção de um trevo na localidade de Paz, em Candói.
“Era um programa que já estava previsto no orçamento. O prazo é de até três anos para execução, mas começaram [as obras] já agora, e pretendemos que acabem ainda esse ano – tanto as terceiras faixas como as interseções, os trevos”, destacou o supervisor.
O trevo da comunidade de São Roque do Chopim será feito com base em um projeto sofisticado, segundo Silva, uma vez que há um grande movimento de ônibus e caminhões que acessam a localidade.
A interseção irá substituir o radar que existe hoje: uma das pistas da BR 158 seguirá em velocidade normal, enquanto a outra ganhará um espaço de desaceleração e aceleração, permitindo o acesso seguro à comunidade e à rodovia. “Então ali será um trevo bem estudado. O investimento será razoável”, avaliou Silva.
As melhorias foram pactuadas no modelo Contratação de Obras de Revitalização e Manutenção de Rodovias (Crema), licitadas no Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) – formato implantado pelo governo federal para as obras da Copa do Mundo, e que agilizam os processos licitatórios. O valor corrigido não consta no site do Dnit, mas na época da concorrência pública, o contrato foi fechado em R$ 135 milhões.
Sinalização
Outro pacote de melhorias para o mesmo lote também já foi licitado. Segundo o supervisor, trata-se de um programa de melhoria e manutenção da sinalização – tanto de placas quanto de pintura. “Essas melhorias também devem iniciar em breve”, concluiu.
Diário do Sudoeste

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