A Prefeitura de Chopinzinho, através da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou a distribuição de 4000 kits odontológicos para todos os estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal e estadual. Segundo o secretário de Saúde, Ivoliciano Leonarchik, os kits são compostos por uma escova (infantil e adultos), creme dental e fio dental. “Os kits foram adquiridos em 2014, objetivando distribuição no início de 2015. Além disso, providenciamos a aquisição de mais 1.000 escovas dentais avulsas, para serem utilizadas em campanhas da secretaria de saúde durante o ano”, disse.
Durante a distribuição ocorrida na sexta feira, 6, na Escola Municipal Tancredo Neves, a coordenadora da Saúde Bucal, Allyne Marini, promoveu uma palestra com os alunos para repassar informações sobre a continuidade do programa de escovação supervisionada e bochecho fluoretado. Este último, com parceria promovida entre as secretarias de saúde e educação. “O objetivo é incentivar as crianças desenvolverem hábitos saudáveis e colaborar com o trabalho dos profissionais da área, no esclarecimento e intensificação de uma melhor saúde bucal”, disse a cirurgiã-dentista Allyne.
Atendimento
Segundo dados do município, a odontologia realizou, no ano de 2014, 42.219 procedimentos individuais, que incluem restaurações (resina composta e amalgama), selantes, profilaxias, exodontias e exames clínicos. Também foram realizados os procedimentos coletivos que, incluem a escovação supervisionada e o bochecho com flúor nas escolas, totalizando 25.940 procedimentos.
Em relação aos procedimentos de especialidade, foram realizados 423 próteses dentarias, 67 endodontia (tratamento de canal), 94 casos de diagnóstico de lesões e peridontia (tratamento gengival).
De acordo com o prefeito municipal, Leomar Bolzani, explicou que no setor de ortodontia, a Administração promoveu a contratação de cinco cirurgiões-dentistas para atendimento da população da cidade e interior, através de concurso público. “As novas contratações tem o objetivo de otimizar o atendimento disponibilizado à população, complementando o trabalho das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município”, disse.
O prefeito Leomar complementou afirmando que a demanda espontânea com relação ao atendimento de odontologia tende a diminuir, a partir do momento que os programas de prevenção e promoção de saúde têm o alcance esperado. “procuramos manter dois focos prioritários de trabalho, que é a prevenção e o tratamento adequado. Valorizamos também o fortalecimento do vínculo entre profissionais e usuários do sistema. Este é um ponto fundamental para que a secretaria priorize os atendimentos e reprima as filas de esperas de marcação de exames e consultas”, disse.
Assessoria

Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI