Depois de 73 notificações de casos suspeitos de dengue, nesta sexta-feira (20), foi confirmado o primeiro caso no município. A pessoa infectada é moradora do Bairro Vila Nova, e teria contraído o vírus em Francisco Beltrão. O caso é considerado autóctone, já que a mulher não teria viajado para outra cidade nos últimos meses. No dia 9 de março, o caso foi notificado, e nesta sexta foi conhecido o resultado. Como já se passaram mais de dez dias da notificação, o período de transmissão já passou.
Segundo a coordenadora do Setor de Combate a Endemias, Bruna Freitas, “Este caso confirmado não é motivo para pânico, mas sim para motivo de alerta, para que a população colabore no controle diário de seu imóvel para não deixar foco para o vetor”, disse.
A coordenadora ainda afirmou que as ações de combate serão intensificadas naquele bairro para que não sejam registrados novos casos. Na quinta-feira (19), a Prefeitura de Francisco Beltrão iniciou uma nova etapa do Mutirão da Dengue, desta vez com foco nos bairros com maior índice de infestação de larvas segundo o Levantamento de Índice Rápido por Amostragem (Lira). Nesta semana, os bairros Cango, Guanabara, Novo Mundo e Cantelmo recebem o mutirão, uma das principais ações para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
O trabalho envolve a atuação conjunta das secretarias de Saúde, Urbanismo e Meio Ambiente e na próxima semana acontece em outros bairros. Segundo dados do último LIRA, Francisco Beltrão tem um índice de infestação de 7,7%, o que significa que de cada cem residências, ao menos sete possuem criadouros de larvas.

Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI