Dra. Marta Chaves, dra. Laura Calejon, da USP, e Odilmara Terezinha Dreves Freitas representaram o Brasil durante o congresso em Cuba.
A primeira-dama de Boa Esperança do Iguaçu, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, participou, entre os dias 26 e 30 de janeiro, do Congresso Internacional de Pedagogia, que aconteceu em Havana, capital de Cuba. Pedagoga por formação, ela foi convidada para representar o Paraná e o Brasil no evento. Odilmara esteve no congresso com a professora dra. Marta Chaves, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Elas apresentaram o projeto de sistematização de estudos e reflexões na formação de professores do Paraná. "Durante a apresentação, foram feitas diversas ponderações sobre a proposta de formação de educadores nos municípios do Paraná, dando ênfase ao trabalho de capacitação permanente dos educadores de Boa Esperança do Iguaçu", conta a primeira-dama. O seminário foi organizado pelo Ministério de Educação de Cuba e aconteceu no Palácio das Convenções de Havana.
O evento foi patrocinado pelas organizações regionais e internacionais ligadas à educação. "Esse encontro foi pensado para unir os docentes e continuarmos impulsionando a integração entre os nossos países, na troca de experiências. Precisamos poupar forças e esforços para tornar realidade os objetivos acordados nas conferências regionais, por exemplo, a cooperação solidária na nossa luta por um mundo melhor", relatou a dra. Elsa Velázquez Cobiella, ministra da educação de Cuba e presidente do comitê organizador. Ela ainda destacou que a educação desempenha um papel principal que precisa de propostas de estratégicas e abordagens realmente integradoras e humanistas.
A organizadora ainda convidou todos os participantes para voltarem em 2015 para o Congresso de Pedagogia. "O objetivo vai ser cumprido quando conseguirmos uma ampla troca de experiências que origine a conquista de uma educação de qualidade para todos durante a vida toda, por meio da cooperação solidária na formação cidadã, o respeito pela diversidade cultural, a identidade nacional e na formação de gerações fornecedoras dos valores humanos mais altos, universalmente aceitados", completa.
Debates
Foram 17 temas debatidos e desenvolvidos pelos docentes e pesquisadores participantes. Os simpósios foram organizados por meio de conferências, mesas redondas, painéis, exposições orais e cartazes como formas de integração do conteúdo dos temas fundamentais e para a criação do debate científico. Nas sessões de debate foram apresentados os trabalhos, que eram analisados por delegados.
O programa científico envolveu, ainda, visitas especializadas aos estabelecimentos de educação e às instituições cientificas e culturais de Havana e, conjuntamente, uma exposição no lobby principal do Palácio das Convenções local, onde também foram expostos os projetos do Paraná, de Boa Esperança e do Brasil.

Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI