Mangueirinha já recebeu o estoque da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) que foi alterada da campanha de 2014 de meninas de 11 a 13 anos para meninas de 09 a 11 anos. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde para este ano é imunizar cerca de 500 meninas nesta faixa etária. O esquema vacinal é composto por três doses.
A primeira dose já está disponível através do Ministério da Saúde nos Postos de Saúde do interior do muncípio e na Clínica da Criança, a segunda dose será disponibilizada em setembro, e a terceira será agendada para 60 meses após a data da primeira dose.
A novidade para este ano é a inclusão de mulheres de 9 a 26 anos de todo país que têm HIV, por serem mais suscetíveis a complicações decorrentes do HPV e terem cinco vezes mais chances de desenvolverem câncer no colo do útero do que a população em geral.
Como vacinar:
Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção.
Segundo o Secretário de Saúde Pércio Teixeira, a vacina está disponível no município o ano todo, porém nos meses de março e setembro é intensificada a divulgação da campanha. No ano passado foi atingida a meta de mais de 90% de vacinação e neste não deve ser diferente. Além disso, a intensão neste ano é de contar com visitas em buscas ativas nas residências e escolas por parte dos Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros e equipe do Programa Saúde da Família e com isso sensibilizar os pais da importância que tem esta vacinação que, inclusive faz parte do calendário de vacina e é de responsabilidade e obrigatoriedade dos pais garantir este direito as suas filhas.
O que é HPV:
Papilomavírus Humanos (HPV) é um grupo de vírus que infectam a pele. Há mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que alguns levam a verrugas genitais ou alterações celulares anormais no colo do útero, que podem causar câncer. A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. Um estudo comparou mulheres vacinadas que nunca haviam sido expostas ao vírus às mulheres vacinadas já expostas. Os resultados mostraram que a vacina tem eficácia muito maior nas adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, ou seja, que ainda não iniciaram sua vida sexual. Por isso, para vacinar, a adolescente não precisa estar com a vida sexual ativa, pelo contrário, quanto antes vacinar, mais fácil proteger. Somente mulheres grávidas não poderão tomar a vacina contra HPV.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Prefeitura Municipal de Mangueirinha
Inicio
»
Mangueirinha
»
Prefeitura Municipal de Mangueirinha
» Secretaria Municipal de Saúde de Mangueirinha realiza campanha de vacinação contra HPV

Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI