Desde o ano de 2014, vem sendo feito um trabalho de prevenção e diagnóstico de câncer de mama no município, por meio de um importante compromisso que a Administração Municipal firmou com a população mangueirense, em que foi adquiro um mamógrafo (aparelho para mamografia) para prestar serviços não somente para a comunidade, mas também para região sudoeste, trazendo inúmeros benefícios voltados para a prevenção do câncer de mama e contribuindo para a saúde da população feminina. O aparelho está instalado junto ao Hospital São Judas Tadeu, onde a paciente sai com o exame agendado através de encaminhamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde ou pelas equipes do Programa Estratégia da Saúde da Família.
De acordo com informações do Secretário Municipal de Saúde, Pércio Evangelista Teixeira, além das ações que são desenvolvidas diariamente, um profissional está sendo preparado para manter contato com as mulheres que já realizaram o exame de mamografia no ano passado, para que repitam novamente o exame todo ano, como uma espécie de monitoramento e acompanhamento de cada paciente, mesmo que não apresente nenhum sintoma relacionado a câncer de mama, uma vez que a Administração Municipal está investindo cada vez mais na prevenção de doenças e esta não será diferente.
Cabe ressaltar ainda, que além do atendimento prestado às mulheres mangueirenses, os exames também estão sendo realizados em mulheres dos municípios de Bom Sucesso do Sul, São João, Itapejara D'Oeste e Clevelândia, todos são atendidos em Mangueirinha. Somente na semana passada entre os dias 08 a 13 de junho, mais de 175 pacientes foram atendidas por meio de um cronograma de trabalho formulado pelo prestador que possui o convênio com Mangueirinha, através da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital, não possuindo nenhum custo às pacientes e oportunizando um diagnóstico mais preciso possível.
A importância do exame de mamografia
O câncer de mama é a mais freqüente e principal causa de morte em mulheres no Brasil e no mundo, a incidência global do câncer de mama aumenta progressivamente e a mamografia é o principal exame para detectá-lo precocemente. O Instituto de Câncer (INCA) calcula que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado precocemente, os resultados são razoavelmente bons. Pesquisas revelam que a mamografia é o único método de rastreamento que demonstrou ser capaz de promover uma redução absoluta da mortalidade nos casos de câncer de mama (em torno de 50%). O INCA recomenda que o exame seja feito por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica. Porém se você possui menos idade e através do auto-exame das mamas percebeu algo estranho, busque ajuda, previna-se, se você se ama, você se cuida!!! A Secretaria Municipal de Saúde está a sua disposição para maiores dúvidas ou esclarecimentos!!!
Assessoria de Comunicação e Imprensa


Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI