Menu
 

A+ A-
Aconteceu na tarde desta segunda-feira (10) o cerimonial de entrega oficial do Fórum Eleitoral da Comarca de Mangueirinha.


O momento contou com a presença de autoridades locais, como o Vice- Prefeito Municipal Edenilson Luiz Palauro, neste ato representando o Prefeito Albari Guimorvam Fonseca dos Santos, Vereadores da Câmara Municipal, Secretários Municipais, Funcionários Públicos, Funcionários do Fórum Eleitoral de de Justiça, empresários, comerciantes, representantes de entidades e sociedade civil, além da representação da Polícia Militar através do Sargento Rodrigues e Civil através do Delegado de Polícia, Dr. Breno Machado de Paula. Na ocasião também estiveram presentes a Juíza da Comarca de Mangueirinha, Dra. Tatiane Hildebrant Almeida, a Promotora de Justiça, Dra. Cláudia Luiza da Rosa Tomelin e do Desembargador e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná Exmo. Senhor Jucimar Novochadlo.

A Justiça Eleitoral, por intermédio do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná juntamente com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, fez a entrega de um moderno edifício à comunidade de Mangueirinha para abrigar o Fórum Eleitoral, que atende não somente o município de Mangueirinha como também Honório Serpa. As duas cidades que contam hoje com 18.750 eleitores, de modo que a importância das cidades e o crescimento do eleitorado foi que determinaram a construção do prédio.

Em Mangueirinha, a zona eleitoral ocupava em caráter temporário um espaço alugado, sem as características necessárias para o bom andamento dos serviços eleitorais. Somando-se o empenho decisivo das autoridades municipais que não mediram esforços para a concretização desta obra, o poder executivo local com anuência e o empenho do legislativo que doaram o terreno destinado a construção dessas instalações e, onde a Prefeitura Municipal fez a parceria com a Justiça Eleitoral para a execução da terraplenagem que se fez necessária e também promoveu a respectiva regularização da área adequada e bem localizada.

O objetivo maior da Justiça Eleitoral ao realizar obras como esta, sempre foi o respeito ao cidadão e o seu conforto, objetivando dar ainda mais credibilidade a prestação de seus serviços e possibilitando que, por intermédio destes, seja possível que haja um cadastro de eleitores sempre atualizado, compatível com a população das cidades, de modo a conferir confiança e muita transparência na relação entre a vontade do eleitor e o resultado das eleições.

A obra é fruto de projeto pioneiro desenvolvido pelo Tribunal Regional do Paraná já adotado em outros estados, visando exclusivamente o aprimoramento do serviços eleitorais, mas com o objetivo principal de dar um tratamento eficiente e digno aos eleitores desta região. A implantação do sistema eletrônico de votação, também foi causa da necessidade de edificar o fórum, podendo armazenar os procedimentos periódicos de cada apuração das urnas eletrônicas. O projeto possui concepção extremamente funcional, acessível e atende as necessidades sócio-ambientais, sendo padronizado para que haja uma identidade com o prédio de modo a remeter de longe aos interessados os serviços nele prestados. 

A estrutura é composta de três módulos distintos:

- O primeiro destinado ao atendimento ao eleitor, garantindo insalubridade com guichês especiais e grande quantidade de lugares para que tenha aconchego ao atendimento com todo conforto e dignidade. 
- No segundo módulo há salas do cartório eleitoral, salas de audiência, gabinete do (a) juiz (a) e sala de reuniões e do (a) promotor (a).
- E no terceiro módulo há o acesso para o pátio externo e depósito, onde ficam armazenadas as urnas de toda região em local arejado e adequado a sua guarda e manutenção. 

A edificação ficou sob a responsabilidade da Plainar Terraplenagem e Construções LTDA que realizou construção de qualidade em curto espaço de tempo. O valor da construção de 241 m² foi de R$ 382.158.89 (trezentos e oitenta e dois mil, cento e cinqüenta e oito reais e oitenta e nove centavos). 

A solenidade contou ainda, com a presença da Vereadora Ivete Ana Dudek Agostini, representando o ex-deputado e ex-ministro, Rheinold Sthephanes que lutou para aprovação dos recursos para que a verba federal fosse destinada exclusivamente para esta construção.

A obra recebe o nome de Dr. Silvio Binhara, que em 1991 assumiu a comarca de Mangueirinha como Juiz de Direito e teve um vasto histórico no poder público e, que faleceu em 17 de maio de 2013 deixando seu legado no município que presta então esta homenagem pelo seu trabalho. Para fazer parte desta homegem, estiveram presentes os familiares de Dr. Silvio, os filhos Fabiano e Myrella Binhara, acompanhados do genro e dois netos, todos bastante felizes e emocionados com o reconhecimento.

Sendo assim, o Fórum Eleitoral da Comarca de Mangueirinha, Silvio Binhara está em nova estrutura, à disposição da população mangueirense e honorioserpense ou de qualquer cidadão que dele necessitar.


Parte do público presente durante a inauguração da obra.

Fabiano e Myrella Binhara, Corregedor e Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e mentor da homenagem a Silvio Binhara, Luiz Fernando Tomasi Keppen, Vice-Prefeito Edenilson Palauro, Juíza da Comarca de Mangueirinha, Dra. Tatiane Hildebrant Almeida, Vereadora Ivete Agostini e Desembargador e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná Jucimar Novochadlo.

Vice-Prefeito Edenilson Palauro e Vereadorores Aganaldo de Oliveira, Walmir Giordani, Ivete Agostini, João Carlos dos Santos, João Galli, Orlei Ziguer, Gilmar Kolberg e Vanderlei Dorini.



Informações: Assessoria de Comunicação e Imprensa

Postar um comentário

Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI

 
Top