Menu
 

A+ A-
Valorização do dólar aumenta venda externa e reduz oferta interna.  Produtores e empresário reclamam do preço pago pela madeira.


José Nelson Neto trabalha com reflorestamento em União da Vitória. O agricultor acreditava que com a alta do dólar o preço da madeira bruta iria aumentar no mercado. Só que isso não ocorreu. É que com a crise conômica do Brasil, muitas madeireiras fecharam e outras diminuiram a produção. O que aumenta a oferta de matéria-prima. "Esse ano por falta de obras no país, todo mundo foi para o mercado externo", comenta.

As expoertações do setor florestal aumentaram. Na região sul do Paraná, por exemplo, 80% das madeireiras mandam parte da produção para o exterior, principalmente para os Estados Unidos e para a Europa. Só que no exterior o preço pago pelo metro cúbido da madeira também caiu. "O cliente quer pagar menos e o produtor quer entregar pelo preço maior. Então, estamos percebendo por pesquisas que não está sendo possível matner o preço do metro cúbido da madeira, por exemplo, em relação ao ano passado", diz Ezimar Santos, gerente de unidade do Sesi/Senai.

Este cenário explica porque algumas madeireiras não estão conseguindo aumentar o lucro mesmo exportando mais compensados. As vendas de madeira bruta no país praticamente pararam e mesmo com o crscimento da exportação ainda não é possível subrir toda a oferta. "Hoje não conseguiríamos sobreviver apenas no mercado interno. Apesar de não lucrar como planejávamos, com mercado externo estamos conseguindo pagar as contas", explica Guilherme Ranssolin, diretor de madeireira.

Do G1 PR

Postar um comentário

Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI

 
Top