Percorrendo o território de 17.064 metros quadrados ao qual pertence o Sudoeste do Paraná, o Samu 192 recebeu 63.572 ligações dos 42 municípios, até a tarde do dia 30 de dezembro de 2015. Deste total, somados aos ocorridos no último dia do ano e considerando a natureza do chamado, foram realizados pelo Samu 192 Sudoeste quase 40 mil atendimentos a pessoas em emergências, no ano que terminou na noite da última quinta-feira.
Em 2015, o Samu 192 procurou estreitar ainda mais os laços de acolhimento para com a população do Sudoeste, por meio de campanhas informativas e orientativas que oportunizassem a todos àqueles em estado de emergência, poder contar com o serviço. A começar, pela campanha "Samu 192 - um chamado para a vida", lançada em coletiva de imprensa em abril e adotada como slogan pelo Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar). Esta campanha de utilidade pública foi repercutida pelas emissoras de rádio da região, que transmitiram os quatro spots de 30 segundos cada. Contou também com flyers on line, divulgados amplamente nas redes sociais, a partir da FanPage www.facebook.com/samu192sudoestedopr
Mais recentemente, a campanha em vídeo 1.000 Dias de Atendimentos trabalhou com quatro mensagens: 1. O que fazer diante de um acidente; 2.Emergências no Sudoeste do Paraná: independente de ser morador ou só visitante, qualquer pessoa no território do Sudoeste do Paraná é passível de ser atendido pelo Samu 192; 3. Alguém passando mal? 4. O Samu é para todos: O Samu 192 é mantido pelo SUS (União, Estados e Municípios consorciados), mas não atende exclusivamente a usuários do SUS, sim a todos em situação de emergência.
Internamente, houve ainda entre os servidores a "Campanha Gestão Inteligente", com o slogan "se todos economizam, sobra mais vida". A ação começou no Ciruspar, reunindo todos os setores que operacionalizam o administrativo e técnico do Samu 192, para traçar estratégias de inteligência quanto ao gerenciamento de recursos físicos, psicológicos e financeiros; e continuou com as visitas do Coordenador nas Bases, no qual cada servidor das bases descentralizadas pode dar suas sugestões de aperfeiçoamento de gestão em seu próprio ambiente e no contexto do serviço. A ideia era que cada um, dentro de sua linha direta de ação, tomasse medidas e sugerisse estratégias de solução.
Estatísticas
Quanto à natureza dos chamados recebidos pelo Samu, foram classificados como trote e engano a soma de cerca de 15.000 ligações.
Transportes e transferências, representam quase 2.000 ocorrências; regulação, informação e orientação somam 7.181 casos. Há ainda o número de 1.084 desistências. Observe a seguir as chamadas recebidas, mês a mês.
Mês Total de Ligações
Janeiro 5193
Fevereiro 4779
Março 5094
Abril 4748
Maio 4928
Junho 4820
Julho 5516
Agosto 5989
Setembro 5637
Outubro 5765
Novembro 5429
Dezembro 5674
Total Ano 63.572
Assessoria de Imprensa Ciruspar/Samu 192