Uma delas já está em construção, enquanto as outras estão em processo de estudos e viabilização. A PCH Invernadinha será construída no rio Marrecas e terá potência de 18 MW.
A lei exige que sejam feitas audiências públicas para as usinas com potência superior a 10 MW, por isso foi realizada quinta-feira (18) uma audiência pública em Mangueirinha.
O evento, iniciou às 19h, na Câmara Municipal e foi promovido pelo Grupo Recitech, de Guarapuava/PR. De acordo com o biólogo do Grupo Recitech, Tiago Elias Chaouiche, a Invernadinha será a única PCH que necessitará de audiência pública.
“Somente ela, dentre as cinco, possuirá mais do que 10 MW. Lembrando que essa PCH ainda não está em fase de construção, de modo que essa audiência pública é uma das etapas para liberação da LP (Licença Prévia) e, a seguir, a LI (Licença de Instalação), momento este, que ela deverá começar a ser construída”, explicou.
Chaouiche conta que o objetivo do evento será esclarecer para a população e demais interessados sobre os estudos realizados quanto à PCH. “Além disso, colher sugestões, com a finalidade de subsidiar o processo de licenciamento ambiental desse empreendimento”, justificou.
Ainda, de acordo com o biólogo, a Recitech está promovendo a audiência, pois a empresa é responsável pela parte de licenciamento e estudo ambiental.
No evento estiveram presentes um dos sócios-proprietários da usina, representantes do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) de Curitiba, além de autoridades e população em geral.
Foto: Mangueirinha Online
Foto: Mangueirinha Online
Foto: Mangueirinha Online
Foto: Mangueirinha Online
Foto: Mangueirinha Online
Foto: Mangueirinha Online
Foto: Mangueirinha Online
Com Informações Diário do Sudoeste