Menu
 

A+ A-
Haverá um pórtico na entrada do parque, junto ao estacionament / Foto: Divulgação

O projeto arquitetônico do Parque Ambiental Vitório Piassa, de Pato Branco, está concluído, segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano, Emerson Michelin. Ele revelou que o projeto foi encaminhado à Secretaria de Engenharia, Obras e Serviços para fazer os orçamentos para abrir a licitação, e que na sequência deve ser aprovado e dado continuidade ao processo. O projeto também foi encaminhado ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) para avaliação e aguarda aprovação.

No projeto básico estão previstas construção de pistas de caminhada e ciclismo em asfalto, pórtico de entrada, estacionamento para veículos de passeio e para ônibus de turismo, ponto do transporte coletivo – haverá uma linha que passará no parque –, lago com dois níveis que permitirá a construção de uma minicascata, lanchonete com quiosques, playground, entre outras atrações.

Emerson ressaltou que a princípio não haverá espaço para que a população faça churrasco, já que se trata de um parque de preservação ambiental e pode haver vandalismo ou risco de incêndio.

Segunda parte

Além do projeto básico, o secretário explicou que já está previsto projeto de ampliação do parque, com a construção de um mirante acima das árvores com vista para o parque e para a cidade. Além de um espaço que será construído com investimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, chamado Praça da Ciência e da Tecnologia, que terá vários equipamentos lúdico-científicos, que vai proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender física brincando e despertar a curiosidade científica.

Policiamento

Emerson destacou também que foi feito um acordo com a Polícia Militar para que haja policiamento montado no parque, onde haverá um espaço para que os policiais guardem os cavalos. Também haverá uma casa para o vigia, já que o local contará com o serviço de guarda-parque.

Área

A área total do parque é de 107 hectares, ou seja, 1.072.023,60 m², equivalente a 99 campos oficiais de futebol. A infraestrutura construída na primeira parte do projeto será de 63.294m², mais a infraestrutura prevista no projeto de ampliação, restando ao final da obra uma área de preservação ambiental de cerca de 900 mil m². O lago será construído em uma área de 10 mil m².

Investimento

Segundo o secretário de Planejamento Urbano, o parque será construído com os R$ 5 milhões repassados pelo governo do Estado ao município, no ano passado. Esse valor será utilizado para a execução do projeto básico, havendo necessidade de captação de recursos para a execução do projeto de ampliação.
 
Top