Menu
 

A+ A-
 Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá

Foto: André Renato/Seocm

A Secretaria de Saúde repassou nesta quinta-feira (17) o código fonte do Sistema Gestor Saúde, desenvolvido em Maringá em parceria com a DB1 Informática, para a implantação no município de Mangueirinha. O sistema local é referência para os municípios de todo o Brasil, recomendado pelo Ministério da Saúde para atender o Sistema Único de Saúde (SUS). As cidades de Ourinhos, Guarujá e Ponta Grossa já assinaram o termo cessão e fazem uso do sistema. 

O prefeito Roberto Pupin, o prefeito de Mangueirinha, Albari Guimorvan, o secretário de Administração daquele município, Valmir Welter, e o representante da DB1 Informática, Márcio Bortolasci, assinaram o termos de cessão do código fonte.

A diretoria de qualidade de atendimento da Secretaria de Saúde, Rosimeire Munarim, ressaltou que é com alegria que a Prefeitura faz a cessão do código fonte a mais um município. “Essa é uma ferramenta que utilizamos diariamente e que melhorou o atendimento dos usuários e facilitou o trabalho dos nossos servidores”.

O prefeito de Mangueirinha, Albari Guimorvan, parabenizou o prefeito Pupin pela administração ser referência em boas práticas. “A implantação desse sistema em nosso município será importante para auxiliar no controle geral e a oferecer um serviço de qualidade no setor de saúde. Agradeço a cessão do código que foi muito bem recomendado e elogiado por outros municípios”. 

 O prefeito Roberto Pupin agradeceu a presença de todos e falou da alegria de poder disponibilizar o sistema para outro município. “Esse é um instrumento que deu agilidade e segurança ao nosso trabalho. Nós temos que buscar ações como essa que melhorem a prestação de serviço e tragam conforto à população”. 

Pupin lembrou que no dia 14 de abril, Maringá vai sediar I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste do Paraná, que tem o objetivo de compartilhar ações como a do Sistema Gestor Saúde, ideias e soluções, além de estimular o surgimento de localidades mais conectadas e eficientes na região.

Código Fonte

A cessão do código fonte do sistema não tem custo aos municípios interessados, que precisam investir para viabilizar a implantação dos benefícios. O termo de cessão também veda a comercialização dos códigos fontes produzidos pelo cessionário.

Maringá também ganha com a cessão do código fonte do Sistema Gestor da Saúde. O cessionário fica obrigado a depositar semestralmente novas funcionalidades, ajustes, correções de erros bem como qualquer melhoria desenvolvida no software, em provedor indicado pela Prefeitura de Maringá, que fará a guarda de uma versão padrão, sendo a base para download dos aplicativos e atualizações de versão.
 
Top