Foto: Divulgação / Mangueirinha Online
O atual cenário econômico brasileiro tem apresentado desafios para os empreendedores. As taxas de juros em elevação e a incerteza na política impõem dificuldades ainda maiores para as microempresas e empresas de pequeno porte. Na região sudoeste do Paraná, os empresários de pequenos negócios têm tido um aliado na obtenção de financiamentos, a GarantiSudoeste (Sociedade de Garantia de Crédito - SGC).
É o caso da Star Woman, indústria de lingerie de Salto do Lontra, que, no mês de maio passado, contratou o quinto financiamento com aval da GarantiSudoeste, no Sicoob Vale do Iguaçu. Ricardo Costa, diretor administrativo da empresa, relata que foram feitos empréstimos para capital de giro, compra de equipamentos e para a construção da loja da fábrica no período de 30 meses. E observa que o processo para receber o aval da SGC não foi complicado.
“Tivemos que apresentar os documentos normais que qualquer financiadora pediria. Mas, no momento de apresentar garantias, a empresa, a carteira de clientes e o projeto têm valor de garantia. Não tivemos necessidade de garantia física”, comenta Costa.
O diretor da Star Woman destaca que, se a empresa não tivesse feito o financiamento no Sicoob via GarantiSudoeste, não conseguiria recursos para crescer. “As alternativas seriam nulas porque a Star Woman não apresentava garantias físicas. Mesmo que um financiamento viesse a acontecer, seria mais caro e de muito menor valor”, analisa.
A construção da loja da indústria saiu e resultou em ampliação de 40% no faturamento, em média, além de dar visibilidade e valor agregado aos produtos da Star Woman.
O empresário José Valdir De Paula, de Coronel Vivida, também foi beneficiado pelo apoio da GarantiSudoeste. Proprietário da De Paula Transportes, que faz transporte de estudantes no município e para instituições de ensino na região, ele já fez três operações de crédito no Sicoob Integrado em cerca de dois anos, todas com aval da SGC.
“Com o primeiro financiamento, em 2014, tive condições de comprar uma van para transporte escolar. Depois, o empréstimo ajudou a completar o valor para a aquisição de um micro-ônibus de 26 lugares”, diz De Paula. O empresário destaca que a participação da GarantiSudoeste foi decisiva para contratar as operações. “Se não fosse assim, teria que procurar outros bancos e pagar taxas de juros mais altas”.
Estratégia eficiente
Atualmente, no Paraná, além da GarantiSudoeste, estão em funcionamento outras cinco garantidoras: GarantiOeste, Noroeste Garantia, GarantiNorte, GarantiSul e SGC Centro Sul. A iniciativa, que tem o incentivo do Sebrae/PR tem se mostrado eficiente, segundo Flavio Locatelli Junior, coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR.
“O Estado do Paraná é referência nacional quando se fala em sociedades garantidoras de crédito. As SGCs estão fazendo a diferença no atual cenário econômico, que tem apresentado restrições no acesso ao crédito. Com as garantidoras, há redução das taxas de juros”, afirma Locatelli.
O coordenador ressalta outro ponto importante, o crédito orientado. “Os empresários recebem visita da equipe da SGC, para entender as reais necessidades das empresas. E após a liberação do crédito, também há acompanhamento por parte do pessoal da GarantiSudoeste”, complementa Flavio Locatelli Junior.
A SCG no Sudoeste
A missão principal da Sociedade de Garantia de Crédito é facilitar o acesso ao crédito das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais por meio da concessão de cartas de garantia complementares. As cartas de garantia servem para lastrear as operações de crédito, tanto de capital de giro como de investimento.
Fundada em 25 de junho de 2010, a SGC do sudoeste do Paraná já atendeu 574 empresas, totalizando 710 financiamentos. Conforme Taciana Rodrigues, diretora executiva da GarantiSudoeste, as operações somam R$ 17.163.035,00, com R$ 11.979.302,08 em garantias (a garantidora trabalha com 75% do valor total da operação).
José Valdir de Paula, de Coronel Vivida, comprou uma van e um micro-ônibus para transporte de estudantes com as garantias da SGC
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados.
O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR
