Foto: Marcelo Dalle Teze
Em 2015 tudo corria bem com a carreira do Atleta de Taekwondo João Miguel Neto, de Pato Branco-PR. A convite do Técnico da Seleção Brasileira Fernando Madureira foi morar e treinar na cidade de Londrina. Atleta Titular da Seleção Brasileira, treinando para se manter sempre entre os melhores, foi participar de uma competição no Egito em fevereiro de 2015 com o objetivo de conseguir pontos para o Ranking Olímpico. Na competição ficou em segundo lugar, medalha de prata, porém, lá começou o seu Drama. Por um erro de abordagem do sistema antidoping da organização do campeonato, o Atleta foi punido injustamente, tendo que se defender nos tribunais durante o restante do ano. Conforme decisão da WADA teria que cumprir punição de dois anos.
No entanto, João Miguel e Família não aceitaram e não desistiram, porque era muito injusto com um atleta que faz tudo correto e completamente inocente neste caso. Em busca por Justiça, sua Mãe muda-se para Londrina e encontra o Dr. Pedro Fida, Advogado desportista especialista nesse tipo de caso. Analisando os fatos viu muita coisa errada e, num gesto de generosidade defendeu o João nos tribunais internacionais conseguindo a absolvição no final de 2015, inclusive com indenização pelos erros cometidos pela organização.
Com isso, conseguiu em tempo participar da Seletiva Olímpica no começo de 2016. Como estava somente treinado, sem ritmo de luta, ficou como Reserva Olímpico na categoria até 58 kg, sendo Venilton Torres o titular.
Segundo João: "A superação é acreditar no Sonho, acreditar na Justiça e mesmo ficando um ano sem Lutar, somente treinado, chegar como reserva Olímpico. Agora é torcer para que meus amigos consigam o Lugar mais alto do pódio e tragam medalha de ouro para o Brasil que está muito bem representado."
Depois da Seletiva Olímpica João ficou Campeão Paranaense pela 6ª vez, Campeão Brasileiro pela 5ª Vez e Campeão Pan Americano Open no México e considera-se preparado para defender o Brasil nas Olimpíadas se precisar.
Com apenas 20 anos, João Miguel é um destaque no Paraná e no Brasil pela sua trajetória dentro e fora do tatame, e tem orgulho e condições de representar bem o seu País. Tem como exemplos a serem seguidos, Natália Falavinha e Diogo Silva que também superaram dificuldades a seu tempo.
Como diz João Miguel Neto: "Agradecimentos? Primeiramente a Deus, a Família pelo apoio Incondicional, ao Dr. Pedro Fida que me defendeu da Injustiça e especialmente ao meu patrocinador, Atlas Eletrodomésticos que me apoiou desde que eu tinha 14 anos. Se hoje sou Reserva Olímpico (bateu na trave) é graças a esse apoio que me deu mais garra e força para chegar até aqui."
Além disso, destaca João: "não posso deixar de agradecer meus companheiros de treino, meus técnicos, colegas e amigos, enfim todos os que acreditam no meu trabalho, muito Obrigado."
Os jogos Olímpicos terão abertura oficial na sexta-feira (05/08). Vamos ficar na torcida.
Informações Marcelo Dalle Teze