Menu
 

A+ A-
As eleições municipais estão chegando e ocorrem no dia 2 de outubro. Nela, os eleitores terão a oportunidade de escolher seus representantes para ocupar o legislativo (vereadores) e o executivo (prefeitos).

Paloma Stedile

Prefeitura de Mangueirinha

Em Mangueirinha há 14.001 eleitores, sendo 49% homens e 51% mulheres. A faixa etária com o maior número de eleitores no município é entre 30 e 34 anos, com 1.547, que corresponde a 11,07%. Já a faixa etária com o menor número de eleitores é 16 anos, com 152, que corresponde a 1,08%.

Neste ano, Mangueirinha terá 78 candidatos ao legislativo e dois ao executivo: Edenilson Luiz Palauro (PDT), que tem como vice Augusto César Diavão (PTB); e Elídio Zimerman de Moraes (PSDB), que tem como vice Leandro Dorini (REDE).

Palauro hoje é vice-prefeito de Albari Guimorvam Fonseca dos Santos. Natural de Xaxim/SC, o engenheiro tem 46 anos e faz parte da coligação “Confiança e Competência”, composta pelos partidos PDT / PT / PTB / PSC / PR / DEM / PMN / PSB / PV / PSD / SD / PROS.

Elídio Zimerman, por sua vez, é natural de Garibaldi/SC. O agricultor tem 62 anos e faz parte da coligação “A força que vem do povo – Competência e Transparência”, composta pelos partidos PRB / PP / PMDB / PSL / REDE / PTN / PPS / PHS / PSDB / PPL / PC do B.

O Diário do Sudoeste contatou os candidatos a prefeito de Mangueirinha para responder a algumas questões relacionadas às suas propostas. Até o fechamento da edição, apenas um candidato enviou as respostas – as perguntas foram enviadas em 8 de setembro. Nas próximas edições serão apresentadas as respostas dos candidatos de outros municípios da microrregião de Pato Branco.

Edenilson Luiz Palauro (Divulgação)


1 - Quais serão as prioridades da sua gestão caso seja eleito?

Manter e melhorar a qualidade da educação e da saúde; criar um grupo de trabalho formado por profissionais da prefeitura e entidades para diagnosticar e planejar ações que possam gerar oportunidades de emprego; aumentar os investimentos em infraestrutura (pavimentação com pedras irregulares e asfalto na cidade e no interior); descentralizar a estrutura de máquinas para a manutenção das estradas, com o objetivo de realizar serviços exclusivos dentro das propriedades; desenvolver novos potenciais tais como: geração de energia, produção de sementes, produção de peixe em tanque rede, integração de suínos e projetos de turismo.

2 - Quais ações pretende implantar na educação e na saúde?

Melhorias na estrutura física das escolas e dos postos de saúde; construção de uma Clínica de Atendimento Especializado com: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutricionista, entre outras; contratação de médicos especialistas nas áreas de maior demanda; melhorar algumas linhas do transporte escolar; construção de pontos de ônibus; fazer ajustes no plano de cargos e salários; aumento de vagas na escola em tempo integral; climatização de ambientes escolares.

3 - Como o senhor pretende enfrentar a queda de arrecadação que atinge todos os municípios brasileiros?

Com contenção de gastos e ajustes fiscais, interligando ações entre secretarias, tornando mais eficiente o uso dos recursos públicos.

Realizando bons projetos alinhados com programas dos governos estadual e federal, a fim de diminuir a dependência da exclusividade dos recursos municipais.

Estimular e apoiar novos potenciais tais como: geração de energia, produção de sementes, produção de peixe em tanque rede, integração de suínos e projetos de turismo, com o objetivo de aquecer a economia local.

4 - Com a crise na política brasileira, a população espera mais moralidade na administração pública. O que o senhor pretende fazer para que o Executivo seja mais transparente?

Manter uma comunicação permanente com entidades e lideranças dos bairros e comunidades sobre as ações desenvolvidas pela prefeitura e os gastos públicos.

Fazer com que entidades e integrantes da comunidade acompanhem o portal da transparência.

O Diário do Sudoeste conversou com alguns eleitores de Mangueirinha, que deixaram sugestões para a próxima administração municipal:

Emmanuella Moura da Silva, 19 anos, secretária

Gostaria de mais oportunidades de estágios remunerados aos jovens que fazem faculdade, principalmente para aqueles que estudam em outros municípios. Com isso, além de ser colocado em prática o que se aprende na graduação, também conseguimos nos manter financeiramente.

Irene Silva da Rosa, 52 anos, aposentada

Na próxima gestão espero que tenhamos melhorias nas estradas rurais, em especial na comunidade de Invernada do Nardo. Lá é estrada de chão e nos dias de chuva é complicado. Além disso, seria importante que houvesse transporte escolar que passasse nesta comunidade, para levar nossas crianças.

Marcos Roberto Alves da Silva, 34 anos, motorista

Penso que poderia melhorar as estradas do interior. Eu dirijo bastante nas comunidades e percebo que essa é a principal questão que poderia ser melhorada. No dia que chove, as pessoas têm dificuldades para circular. Muitas são as estradas de chão, assim poderiam ser cascalhadas ou colocar calçamento.

Marinês Szydloski, 38 anos, massoterapeuta

O que sugiro para o meu filho e para as outras crianças são mais opções de lazer. Isso é essencial na infância e juventude, pois evita com que eles se envolvam com drogas e outras coisas negativas. Quem sabe uma área de lazer também para as famílias se reunirem nos fins de semana? No mais, penso que está tudo muito bom em nosso município.





Informações Diário do Sudoeste
 
Top