Menu
 

A+ A-
Há dez anos, um manifesto em Mangueirinha marcou a sanção da lei Maria da Penha, número 11.340 de 7 de agosto de 2006 – criada para defender mulheres que sofrem violência doméstica, aumentando o rigor das punições sobre os crimes. No Brasil, conforme dados da Secretaria de Polícia para Mulheres, uma a cada cinco é vítima de violência doméstica. Cerca de 80% dos casos são cometidos por parceiros ou ex-parceiros.


Manifesto em Mangueirinha lembra os 10 anos da lei e pretende orientar a população (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira, dia 26, novamente Mangueirinha vai levantar a bandeira pela não violência às mulheres, realizando outro manifesto. A iniciativa é do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Mangueirinha, em comemoração a um ano da instituição. O início será às 8h30, com concentração em frente à Caixa Econômica Federal. Depois, as pessoas seguirão em caminhada até a Praça Olímpio Santos e retornarão ao calçadão para participar das atividades.

Segundo a assistente social Leizane Ferreira dos Santos, haverá barracas ofertando serviços de beleza às mulheres, bem como muita informação sobre a Lei Maria da Penha e os caminhos para conseguir denunciar os casos de violência.

A iniciativa conta com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte, Indústria e Comércio, Núcleo Regional de Serviços Social, Núcleo da Mulher de Mangueirinha, Coamo, Codepa, Cresol, Núcleo da Mulher Agricultora entre outras entidades de interesse comum.

Conforme explica a assistente social, o grande objetivo do manifesto é lembrar os dez anos da Maria da Penha e orientar não apenas as mulheres, mas toda a sociedade. “Vamos divulgar as conquistas desta década, bem como os retrocessos.”

Como denunciar

Por meio do Disque 180, a mulher receberá apoio e orientações sobre os próximos passos para resolver o problema. A denúncia é distribuída para uma entidade local, como a Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) ou Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM), conforme o estado.



Informações Diário do Sudoeste
 
Top