Créditos das fotos - Arquivo/Fadep
Segundo o professor Ronaldo Bieber, organizador do evento, os números superaram o resultado do ano passado e são bastante expressivos para apenas um dia de evento. Bieber adianta que a mostra foi apenas o primeiro passo para o desenvolvimento de ideias que podem tornar-se negócios.
“No ano que vem, haverá a entrega dos certificados. Aproveitaremos o momento para falar também das perspectivas dos projetos dentro do escopo da Fadep. O processo prevê banca de avaliação, com a intenção de direcionar o produto para se transformar em um negócio, e a pré-incubação”, detalha Ronaldo Bieber, que é professor dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Administração.
De acordo com o professor, a feira de 2015 contou com 30 projetos e sete deles estão pré-incubados na Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB). “Como neste ano tivemos 70 projetos, nossa intenção é trabalhar com o mesmo percentual do ano passado, ou seja, 16 projetos na pré-incubação”.
Para o consultor Nézio José da Silva, gestor do programa de Educação Empreendedora na regional Sul do Sebrae/PR, o número de projetos deste ano (mais que o dobro de 2015) é a demonstração dos esforços dos professores, acadêmicos e direção da Fadep.
“Aproveitando o convênio com o Sebrae/PR, foram realizadas várias ações, como o Desafio Universitário, cursos, oficinas de planos de negócios e sobre o Modelo de Excelência de Gestão (MEG). Os jovens foram estimulados a aproveitar os trabalhos de conclusão de cursos para desenvolver ideias de negócios. O que nos anima é que alguns dos projetos já estão se tornando startups, que poderão entrar na Incubadora Tecnológica de Pato Branco ou formalizadas como empresas”, observa Nézio.
Parceria forte
O organizador da Empreende Fadep exalta a parceria entre a faculdade e o Sebrae/PR. “Foi fundamental para alcançarmos os resultados. A faculdade sempre trabalhou muito a empregabilidade de seus alunos. Em 2013, a instituição resolveu apostar também no empreendedorismo e encontrou no Sebrae/PR um grande parceiro. Os méritos devem ser divididos, pois o Sebrae/PR entrou com a metodologia e a Fadep, com a expertise de planejar a forma mais adequada de alcançar professores e acadêmicos”, conclui Ronaldo Bieber.
Créditos das fotos - Arquivo/Fadep
Assessoria SEBRAE

