Menu
 

A+ A-

O Sudoeste do Paraná é composto por 42 municípios. Vários deles têm suas particularidades, contudo, alguns também possuem algo em comum: a data de sua emancipação política administrativa.

É o caso dos municípios de Barracão, Chopinzinho, Coronel Vivida, Enéas Marques, Itapejara D’Oeste, Pato Branco e Salgado Filho. Todos eles completam mais um ano de existência nesta quarta-feira, 14 de dezembro.

Dois destes municípios comemoram 64 anos neste ano: Barracão e Pato Branco. Segundo informações no site do Município de Barracão, a justificativa de seu nome se deve porque é como se chamava uma hospedaria construída no povoado, que se tornou município com o passar dos anos. Ela servia de local de pouso e descanso de tropeiros, no início dos anos 1900. Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2016 a sua população é de 10.273.

Já Pato Branco, que é considerado um polo regional, conta com uma população superior, que, segundo dados do IBGE de 2016, corresponde a 79.869 habitantes.

52 anos

A “turma” de municípios mais jovens, dentro destes sete aniversariantes, é composta por Enéas Marques, Itapejara D’Oeste e Salgado Filho, que completam 52 anos de emancipação política administrativa, na quarta.

De acordo com o site da Prefeitura de Enéas Marques, o nome do Município foi sugerido pelo então deputado Arnaldo Busato, que lutou pela sua emancipação. Assim, foi uma homenagem a Enéas Marques dos Santos, nascido em Curitiba em 12 de janeiro de 1883, e falecido em 04 de outubro de 1961, aos 78 anos.

O paranaense foi fundador e professor da Universidade do Paraná, promotor público, escritor, advogado e exerceu o cargo de secretário de Estado do Interior e Justiça, além de ser um dos fundadores da Academia Paranaense de Letras. Segundo dados do IBGE 2016, a população neste município é de 6.182.

Com a mesma idade de Enéas Marques, Itapejara D’Oeste possui uma população de 11.571, conforme o IBGE 2016. A princípio, o nome oficial do Município era Chá de Gralha, sendo subordinado ao distrito de Coxilha Rica, que na época era mais desenvolvido. Ele só não se tornou a sede do novo Município, porque o dono das terras queria muito vendê-las.

Os anos se passaram e, de acordo com o site da Prefeitura de Itapejara D’Oeste, a vila progrediu bastante, fazendo jus a cognominação de Capital do Progresso. Descontentes como nome de então, em 1950 os moradores resolveram mudar o nome do vilarejo para Tapejara, mudado posteriormente para Itapejara devido à existência de uma cidade homônima e pela vontade de batizar a cidade conforme uma característica própria, pois Itapejara significa pedregulho ou caminho das pedras na língua tupi. Em 1951, foi acrescentado o termo “D’Oeste”, formando assim, o nome do atual município.

Também completando 52 anos, Salgado Filho hoje conta com 4.072 habitantes, segundo o IBGE 2016. O nome do Município foi escolhido em homenagem ao político gaúcho, Joaquim Pedro Salgado Filho, deputado federal e senador pelo estado do Rio Grande do Sul e Ministro do Trabalho (1932-1938) e da Aeronáutica (1941-1945).

Vizinhos

Os municípios vizinhos, Coronel Vivida e Chopinzinho, têm apenas um ano de diferença: 61 e 62 anos, respectivamente. Com uma população de 19.951 habitantes, conforme o IBGE 2016, Chopinzinho foi denominado como tal, derivando-se do seu rio Chopim. Já o rio Chopim foi denominado em virtude de um pássaro preto e canoro, que se chama Chopim ou Chupim, e na época era abundante na região.

Coronel Vivida, por sua vez, atualmente conta com uma população de 21.755, segundo o IBGE 2016. A princípio, seu nome era Barro Preto, sendo que a sua denominação foi mudada posteriormente para Coronel Vivida, em homenagem ao grande desbravador Firmino Teixeira Batista. Ele, quando criança, foi apelidado por sua mãe de Vivida e por longos anos prestou serviços aos municípios da região, destacando-se como político e administrador.

Feriado

Com a data, a maioria dos sete municípios estará em recesso nesta quarta-feira. Em Barracão, a Prefeitura não atenderá no feriado, sendo que o comércio estará livre para optar se abrirá suas portas ou não. Em Chopinzinho, Coronel Vivida e Salgado Filho, por sua vez, tanto o comércio, quanto a Prefeitura estarão fechados amanhã.

Já em Enéas Marques, segundo informações da Prefeitura, a decisão de quando haverá o recesso ocorreu na noite desta segunda-feira (12), em uma sessão na Câmara de Vereadores. Até o fechamento da edição não estava definido se o recesso será nesta quarta ou no dia 26 de dezembro.

No município de Pato Branco, a Prefeitura estará em recesso, enquanto o comércio atenderá normalmente. Por fim, em Itapejara D’Oeste, tanto a Prefeitura, quanto o comércio atenderão normalmente. Isso porque o recesso ocorreu neste ano, excepcionalmente, na sexta-feira (9), em virtude da Expoita, realizada entre os dias 8 e 11 de dezembro.





Informações Diário do Sudoeste
 
Top