Alguns peixes mortos às margens dos Lagos do Iguaçu. (Foto: Beto Rossatti)
A mortalidade de dourados nos Lagos do Iguaçu está chamando atenção de pescadores, veranistas e comunidade ribeirinha. Pescadores e frequentadores dos lagos têm enviado fotos de peixes mortos denunciando a mortalidade à imprensa e autoridades.
A situação foi levada ao conhecimento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), escritório regional de Pato Branco, que também já tinha sido informado. Acompanhada pelo chefe do IAP, Valmir Tasca, do secretário de Meio Ambiente de Mangueirinha, Luiz Ilkiu, e do vereador Walmir Giordani (PSB), a reportagem percorreu vários quilômetros do lago e não encontrou peixes mortos.
Walmir Giordani tem casa e frequenta o local todo final de semana, demonstrando a preocupação da comunidade. "Nós começamos a encontrar dezenas de peixes mortos e estamos preocupados com isso, temendo que seja alguma coisa na água", afirmou. O IAP já investigou e descobriu o mistério da morte dos dourados, uma espécie exótica que foi implantada por pescadores no lago há dez anos e se proliferou.
Poluição está descartada
Segundo Valmir Tasca, um fungo está atacando a espécie e não há problema com questões de poluição ambiental, que era o maior receio da população. "Nossos biólogos e especialistas já identificaram a causa: trata-se de um fungo que ataca o dourado e destrói as guelras do peixe, matando-o em poucos dias", informou.
O peixe pega o fungo quando sai do lago para os afluentes, que têm água mais fria.
Quando retorna para a água quente do lago, desenvolve a doença. A notícia de que a morte dos peixes tem causas naturais tranquiliza a população, porque já circulavam muitos boatos sobre possíveis causas até de envenenamento da água.
O secretário Luis Ilkiu, disse que a informação tranquiliza todos. "À medida que as águas dos afluentes vão se aquecendo com o aumento da temperatura do verão, o problema da mortalidade também deverá diminuir", completou o secretário.
Informações Jornal de Beltrão

Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI