Menu
 

A+ A-
Mudança é causada por aumento no consumo: 10 para 13 milhões de litros. A partir desta terça-feira (4), 32 bairros serão afetados pelo racionamento.

Moradores de 32 bairros de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, serão afetados pelo racionamento de água adotado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) a partir desta terça-feira (4). A medida, segundo o órgão, é uma alternativa ao aumento no consumo. Na segunda-feira (3), por exemplo, foram consumidos 13,5 milhões de litros de água, cerca de 1 milhão a mais do que a capacidade para a cidade, cuja situação é considerada a mais crítica na região. O rodízio só será suspenso caso o consumo seja reduzido ou depois do dia 15, quando deve voltar a chover.

Além do rodízio, outra estratégia tem sido o reforço com o uso de caminhões-pipa que são abastecidos na estação de Marmeleiro, a cerca de 12 km de Francisco Beltrão. A operação é feita durante a madrugada, quando o consumo diminui e o reservatório enche. Um caminhão da Sanepar e outras três carretas alugadas, com capacidade para 92 mil litros de água a cada viagem, passam a noite fazendo o transporte. A água é levada para dois reservatórios e de lá distribuída para o restante da cidade.

Para amenizar o problema, caminhões-pipa levam água da estação da vizinha Marmeleiro para a de Francisco Beltrão (Foto: Reprodução / RPC TV)
Para amenizar o problema, caminhões-pipa levam água da
estação da vizinha Marmeleiro (Foto: Reprodução / RPC TV)


“Para evitar que situações como essa se repitam, foram feitos vários investimentos para a melhoria e ampliação da rede. Agora concluímos o projeto e neste mês de fevereiro devemos abrir a concorrência para a ampliação da capacidade de tratamento de 12,5 milhões para 20,7 milhões, o que resolve o problema pelos próximos 20 anos”, comentou o superintendente da Sanepar, Renato Mayer Bueno. A estimativa é que as obras sejam iniciadas em maio e que até o fim de 2014 a capacidade seja elevada para R$ 14 milhões de litros de água tratada por dia.

No total, serão mais de 15 mil casas e estabelecimentos comerciais afetados pelo racionamento. Antes o desabastecimento era dirigido a algumas regiões da cidade aleatoriamente.

Confira as regiões afetadas e os horários do rodízio:

Das 8h30 às 12h (5.598 ligações) - São Cristóvão, Água Branca, Nova Petrópolis, Marrecas, parte alta do Nossa Senhora Aparecida, Cango, Guanabara, Pinheirinho, loteamentos Primavera e Abdala e jardins Itália1 e Floresta.
Das 11h às 15h (5.181 ligações) - Industrial, Luther King, Kennedy, Nossa Senhora Aparecida, Pinheirão, Cantelmo e jardins Itália 2 e Virgínia.
Das 15h às 19h (5.068 ligações) - Alvorada, Cristo Rei, São Miguel, Aeroporto, Novo Mundo, Santa Bárbara, Seminário, Miniguaçu, Padre Ulrico, Sadia, Júpiter e Vila Nova.

Postar um comentário

Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI

 
Top