Menu
 

A+ A-
O prefeito Frank Schiavini de Coronel Vivida esteve presente, na manhã de hoje (29), em reunião com a comissão de avaliadores do Ministério da Educação (MEC), prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi e demais representantes da saúde e autoridades interessadas da região, para tratar da chegada da comissão para a avaliação dos serviços de saúde ofertados em Pato Branco, para que possa ser concretizado o curso superior de Medicina na Fadep. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito Augustinho Zucchi.


A comissão de médicos auditores é formada por quatro profissionais, o médico auditor do MEC, Jairo José Caovilla, a representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Vânia Lúcia e os médicos, José Wellington Alves dos Santos e Tereza Helena Tavares, que estão, a partir de hoje, verificando as condições ofertadas por hospitais, unidades de saúde, Pronto Atendimento Municipal, Samu, entre outros serviços de saúde prestados pelo município de Pato Branco.


Unindo forças com Coronel Vivida, que somou-se ao processo para a instalação do curso, disponibilizando estrutura de leitos, o qual tem cobertura de 100% em atendimento nas unidades de Atenção Básica, Pato Branco pactuou parceria com o município, para que o processo tivesse todas as condições determinadas pelo MEC.

Zucchi mostrou-se otimista com a visita da equipe, a última etapa para o credenciamento definitivo do curso, e citou a importância da nova graduação para toda a região. “Creio que a comissão pode notar que há uma união de todos, que é importante para a região, temos a estrutura tanto municipal quanto dos hospitais para ter a boa condição do desenvolvimento do curso aqui”.

O prefeito de Pato Branco enalteceu ainda a parceria com o município de Coronel Vivida. “Dá-nos a condição do número de leitos que o projeto precisa e nos dá também a condição de que o projeto representa toda a região, não é apenas de Pato Branco, o que é importante também para a definição da implantação do curso” disse Zucchi.

Segundo o prefeito Frank Schiavini, o curso de medicina é um presente para a região e em nome da administração municipal, fica contente em poder somar ao processo com a estrutura de saúde de Coronel Vivida. “A implantação do curso de medicina representa um atendimento melhor para toda a população, pois sentimos dificuldades em contratar médicos para a região e com o curso de medicina possibilitará uma melhora, e ainda volta como conforto daqui a alguns anos para a população de toda a região sudoeste”, afirmou.

Após a programação de visitas, a comissão de médicos entregará um relatório para ser analisado pelo MEC, dando prosseguimento à possível liberação do curso para Pato Branco. De acordo com o médito auditor, Jairo José Caovilla, ficou evidente logo neste primeiro contato a mobilização e o engajamento de todos os envolvidos com o projeto.

“Vimos aqui os gestores municipais, diretores da faculdade e hospitais, representantes da saúde, todos estusiasmados e defendendo o projeto para o benefício da região, com a participação do prefeito Frank, de Coronel Vivida, mostrando que é um projeto regional, com relevância social. É pouco provável que este projeto não siga os trâmites normais, mas claro que temos que obedecer o determinado no edital, no qual o município tem que seguir os passos necessários e comprovar que tem condições apresentando uma estrutura para formar bons médicos”, finalizou Coavilla.


Assessoria de Imprensa
Por Valdenir Lima

Postar um comentário

Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI

 
Top