O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, esteve reunido na manhã de sexta-feira com secretários municipais, vereadores, representantes do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar para tratar sobre a instalação de 25 câmeras de monitoramento na cidade. Ficou decidido que o monitoramento será realizado pela Polícia Militar e haverá uma nova reunião na próxima terça-feira, às 14h, no 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM) para definir os pontos em que as câmeras serão instaladas para o monitoramento no combate as infrações de trânsito, vandalismo, furtos, roubos, entre outras ocorrências. Alguns pontos estão praticamente definidos, sendo na praça Presidente Vargas, rua Guarani e avenida Tupi, Zona Sul da cidade.
Zucchi disse que motoristas estão estragando as floreias da avenida Tupi todas as semanas e os vândalos quebrando vidro de colégios, postos de saúde e danificando o Mercado do Produtor, sendo necessária a instalação das câmeras para identificar os motoristas infratores e os vândalos. Ele já determinou o inicio do processo de licitação para instalar de 20 a 25 pontos de monitoramento na cidade, possivelmente com câmeras Speed Dome, que tem alta resolução e longo alcance, mais de dois quilômetros. Cada câmera custa cerca de R$ 12 mil.
De acordo com Zucchi, todos os participantes da reunião chegaram à conclusão de que é melhor a locação das câmeras devido à manutenção do sistema, pois é preciso pessoas especializadas, mas isso será definido na próxima reunião. Zucchi acredita que as câmeras de monitoramento estarão instaladas até o final deste ano.
O comandante do 3º BPM, tenente-coronel Éveron César Puchetti Ferreira, afirmou que a gestão municipal está demonstrando respeito com os técnicos de segurança pública, pois o prefeito Augustinho Zucchi mostrou a intenção do município em instalar um sistema de monitoramento na cidade em que os pontos de instalação serão definidos por policiais, funcionários do Depatran, bombeiros, integrantes do Samu e da União de Bairros. Com isso, serão usados critérios técnicos para definir os melhores locais para a instalação das câmeras. “Certamente não conseguiremos atender todas as demandas inicialmente, mas as mais importantes serão definidas com critério técnico, com câmeras de alta resolução. É preciso ter imagem no local correto e de boa qualidade. Imagem sem qualidade ajuda muito pouco na identificação das pessoas que cometem delitos”, completou.
Diário do Sudoeste
Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI