Menu
 

A+ A-
Ana Claudia Lemos pode ficar de fora da Olimpíada. (Divulgação/CBAt)

Principal velocista do Brasil no atletismo, Ana Claudia Lemos, foi pega no exame antidoping. A atleta, atual recordista brasileira e sul-americana nos 200 metros rasos, foi flagrada por uso do anabolizante oxandrolona em exame realizado durante os treinamentos da seleção brasileira no mês passado.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou uma nota oficial para esclarecer que os exames são realizados desde o início do ano pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) e que é comunicada de qualquer somente depois da entidade responsável comunicar oficialmente sobre o resultado.

Ainda de acordo com a CBAt, Ana Claudia Lemos não disputará o Campeonato Mundial Indoor, na próxima semana, e concentrará somente nos treinos para os Jogos Olímpicos. A decisão havia sido tomada antes da divulgação do antidoping.

Entretanto, dependendo do resultado final, a atleta brasileira pode ser suspensa por um período que a deixe de fora da Olimpíada no Rio de Janeiro.

No ano passado, Ana Claudia teve alguns dos melhores resultados nas duas provas mais rápidas do atletismo. Nos 100 metros rasos, alcançou a marca de 11s01 – 23ª do mundo – e nos 200 metros, foi superada por Rosângela Santos e ficou com o tempo de 23s08.

Confira a nota completa da CBAt:

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) vem a público para esclarecer o que segue:

Desde o início deste ano, os controles de dopagem feito com atletas e nos eventos oficiais do calendário da CBAt são realizados pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O material colhido (sangue e urina) é enviado pela ABCD ao Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD).

A comunicação de qualquer resultado adverso é feita diretamente pela ABCD. Somente depois de todas estas providências a CBAt é comunicada.

Após o cumprimento de todas as regras e normas da WADA/IAAF no período inicial de gestão do resultado, em que a confidencialidade é obrigatória, em caso de um resultado confirmado como positivo pela ABCD, a CBAt inicia os procedimentos disciplinares, com o encaminhamento do caso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), para julgamento.

JOSÉ ANTONIO MARTINS FERNANDES
Presidente da CBAt
 
Top