Menu
 

A+ A-
Foto: Assessoria

Pela segunda vez neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Mangueirinha, juntamente com o Hemonúcleo de Pato Branco estará realizando a Campanha de Doação de Sangue no município. A Campanha acontecerá no dia 19 de julho nas dependências da clínica da Criança. 

Mangueirinha é agraciada com mais de 700 doadores de sangue ativos, além de apresentar um número expressivo das tipagens sanguíneas mais raras e de difícil recolhimento, por essa razão, é um dos poucos municípios que recebem três campanhas de doação de sangue por ano.

Requistitos básicos para ser doador:

- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, trazer documentos pessoais e estar acompanhado por maior responsável);
- Pesar no mínimo 50 Kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Como é a doação? 

Ao chegar, a pessoa fará um cadastro no banco de dados;  
Em seguida será submetida ao teste de Micro-hematócrito (para verificar se doador está com anemia), verificação dos sinais vitais (pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura) e avaliação clínica (entrevista);  
Não havendo problemas, a pessoa estará habilitada à doação;  
Depois disso, é oferecido um lanche que deve ser tomado no local e, em seguida, o doador é liberado. 

Interessante você saber que:  

- A doação não traz risco à saúde;  
- Todo material utilizado é descartável, de uso único e não oferece risco ao doador;  
- Mulher em período menstrual pode doar, desde que não esteja sentindo cólicas, dor de cabeça ou com fluxo intenso;  
- Quem doa sangue uma vez não é obrigado a doar sempre; 
 - Antes de ser utilizado, o seu sangue passará pelos seguintes exames: Hepatite B, Hepatite C, Sífilis, Chagas, HTLV, HIV. 
- Intervalo mínimo entre as doações: homens - 60 dias e no máximo 4 vezes ao ano, mulheres - 90 dias e no máximo 3 vezes ao ano. 

Pode ocorrer alguma reação adversa?

Durante a doação e até 24 horas após, podem ocorrer algumas reações adversas, como: hematoma no local da punção,  formigamento de mãos e pés, suor, vômito, turvação visual, sensação de desmaio, podendo chegar ao desmaio e raramente convulsão. Algumas dessas situações estão relacionadas a uma má alimentação, stress, ansiedade, uma noite mal dormida. 

Depois de doar sangue:  

- Tome bastante líquido;  
- Não fume por 2 horas a pós a doação; 
- Evite bebidas alcoólicas no dia da doação; 
- Evite esforços físicos no dia da doação;  
- Só deixe o banco de sangue se estiver se sentindo bem. 

O que acontece com o sangue doado? 

Após a doação, o sangue é encaminhado para fracionamento, onde é dividido em até quatro hemocomponentes, beneficiando até quatro pacientes. As amostras serão encaminhadas para a realização de exames exigidos por lei (tipagem ABO e RH), pesquisa de anticorpos irregulares e hemoglobina S e pesquisa de doenças infecciosas (HIV, hepatites B e C, chagas, vírus HTLV I/II e sífilis).  

Quando vou receber os resultados? 

Os resultados dos exames bem como a Carteira de Doador (a) são liberados em cada doação que ocorre no município, em caso de alguma alteração a Secretaria de Saúde entra em contato com o doador para que seja realizada uma nova coleta.

Compareça a Clínica da Criança dia 19 de julho de 2016 e faça sua doação de sangue!!!
Para quem doa são alguns minutos.
Para quem recebe é uma vida inteira.
Um pequeno gesto muda a vida de muita gente.





Assessoria 
 
Top