
Vamos à leitura da jornalista Roseli Abrão:
A pouco mais de um ano para as eleições, a maioria dos eleitores paranaenses – 72% – não sabe em quem votar ao governo do Paraná. É o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa para o jornal “Gazeta do Povo”.
Mas, se as eleições fossem hoje, haveria segundo turno. Nas seis simulações feitas pelo Paraná Pesquisas, o governador Beto Richa, do PSDB, não conseguiria vencer no primeiro turno.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de agosto, em 72 municípios, ouvindo 1.503 eleitores.
Em todos os cenários, a soma dos candidatos de oposição é maior do percentual alcançado por Richa.
Cenários
O primeiro cenário envolve as candidaturas do governador Beto Richa (39%), da ministra Gleisi Hoffmann, do PT (24%), do senador Roberto Requião, do PMDB (21%) e do empresário Joel Malucelli, do PSD (2%). A soma dos adversários de Richa é 47 pontos.
O segundo cenário mo stra uma disputa entre Beto Richa (39%), Gleisi Hoffmann (25%) e Roberto Requião (22%). A soma dos percentuais de Gleisi e Requião é 47 pontos.
No terceiro cenário a disputa envolveria o governador Beto Richa (41%), o ex-senador Osmar Dias (23%) e o senador Roberto Requião (22%), Juntos, Osmar e Requião soman 45 pontos.
O quarto cenário mostra uma disputa entre Beto Richa (33%), Ratinho Júnior (21%), Osmar Dias (18%) e Roberto Requião (17%). A soma dos adversários, neste caso, é 56 pontos.
A disputa mais acirrada e mais “perigosa” para o governador (quinto cenário) se daria com o seguinte quadro: Beto Richa (22%), Ratinho Júnior (17%), Gleisi Hoffmann (16%), Alvaro Dias (16%), Roberto Requião (14%), e Joel Malucelli (1%). Os adversários de Richa somariam 64 pontos.
O sexto cenário simula uma disputa entre Richa (25%), Ratinho Júnior (16%), Gleisi Hoffmann (14%, Roberto Requião (125), Alvaro Dias (10%), Joel Malucelli (1%) e Paulo Bernardo (1%). Somados, os adversários do governador teriam 54 pontos.
fonte: Cicero Cattani