
Na saída da Expo São Jorge, domingo à tarde, o Jornal de Beltrão ouviu várias pessoas. Todas só tinham elogios ao evento. Demorou para aparecer alguém da cidade, o que confirmou que tinha muita gente de fora. E nem podia ser diferente, porque o município tem menos de 10 mil habitantes e as estimativas eram de que, domingo, talvez mais de 20 mil pessoas circularam pela exposição.

Na Expo São Jorge, as crianças se divertiram muito, os expositores
saíram satisfeitos, os visitantes elogiaram a organização e a recepção
que tiveram e os promotores falam que em 2015 vai ter nova feira
com entrada gratuita.
O Jornal de Beltrão ouviu também expositores e o prefeito Lorimar Gaio.
JdeB - Que avaliação a senhora faz da feira, como expositora de animais?
Joice Mariliana Graqpe Palharini - Como participante da feira, da primeira amostra de gado ranqueado da Expo São Jorge, e como um dos organizadores da parte do gado, a gente precisava bastante da colaboração da Prefeitura e fomos atendidos, todos os expositores saíram contentes, com certeza todos satisfeitos com o resultado, pelo apoio que a prefeitura destinou aos expositores do gado. Só temos a agradecer a colaboração de todos os que estavam na organização, e contamos com o apoio da Prefeitura na próxima feira, para demonstrar o que temos de bom aqui no nosso município, porque as feiras da região, Pato Branco, Beltrão e Dois Vizinhos, só saem quando São Jorge participa, pela quantia de gado registrado. O nosso município conta com 19 produtores que têm controle leiteiro pela Associação Paranaense de Gado Holandês. Dessas 19 que têm gado registrado, todas fazem parte das feiras, e isso só tem a valorizar ainda mais o nosso município.
![]() |
Prefeito Lorimar Gaio e a expositora Joice Palharini com a novilha holandesa Raíça, grande campeã da 1ª Expo São Jorge. |
JdeB - A Senhora imaginava que viesse tanta gente como tem hoje aqui?
Joice - Não, a gente imaginava que viessem bastante visitantes, mas não um número tão expressivo assim. Até na quinta-feira, foi uma coisa que a gente não esperava, foi muito bonito, bonito de verdade.
JdeB - Que avaliação o senhor faz da feira?
José Orlando Goslar - Eu, como consultor de vendas, participo de vários eventos em todo o Sudoeste do Paraná. Das feiras hoje, não comparando com a nossa Expobel, com a Expovizinhos e a Expopato, é uma das melhores feiras que eu já participei, seja em organização, praça de alimentação muito boa, o pessoal e os estandes muito bem arrumados. Quem não veio, deixou de ver um grande evento, com shows maravilhosos que não foram cobrados, que é um dos itens que os outros expositores deveriam pegar como exemplos, não cobrando hoje, por exemplo, o público vem e tem muitas outras atrações.
JdeB - Tem ideia de quanta gente veio hoje aqui?
José Orlando - Eu calculo mais ou menos, aqui dentro da feira, mais de 15 mil pessoas.
JdeB - E as vendas, como foram?
José Orlando - Podemos dizer que a feira é bastante contato, mas nós tivemos três vendas efetuadas dentro da feira, e tem uma perspectiva de mais umas cinco ou seis. É uma das melhores vendas e uma das melhores feiras hoje, tanto no grande público e também no faturamento, e não só nós, pois todos que vieram na feira venderam. Aqui hoje é uma região muito rica e a agricultura é muito forte. E as vendas foram muito boas, valeu a pena ter vindo.
JdeB - Prefeito, qual é a sua avaliação sobre a autoestima da população?
Prefeito Lorimar Gaio - A primeira Expo São Jorge foi um sucesso, uma festa de 50 anos em comemoração à emancipação política, um presente à população de São Jorge. Usando as palavras do Papa Francisco, o líder tem que entusiasmar, tem que dar autoestima às pessoas. Hoje, São Jorge é referência nacional em gado nelore, São Jorge é referência no Paraná em gado de leite, é aqui em São Jorge que estão os melhores rebanhos leiteiros do Paraná. São Jorge tem as belezas naturais como o lago do Iguaçu, o melhor lago de água doce do Sul do Brasil, uma lâmina de água estável, uma água sempre límpida e um paisagem que circundada de floresta de mata atlântica, onde as pessoas estão procurando o lago e vindo até ele. Muitas pessoas na sua aposentadoria estão vindo morar em São Jorge. Nós temos o projeto Águas Claras, um projeto audacioso, está sendo construído num condomínio fechado. E nós vamos também trabalhar nas cachoeiras do Rio Chopim, uma área de 300 hectares de mata nativa, uma cachoeira muito linda que ainda não foi explorada. Então, São Jorge vai além de belezas naturais, de plantel leiteiro, é a terra de belas pessoas, afinal de contas é de São Jorge a Mini Miss Brasil de beleza, a Gabriela Paixão; é de São Jorge a Miss Teen Paraná; é daqui de São Jorge o Mister Universo, o Jadson Balsan, o homem mais bonito do mundo, primeiro brasileiro a ganhar esse título. Então, nos orgulhamos disso tudo, a feira é um momento único, um momento mágico onde podemos colocar isso para toda a região, para todo o Paraná e para todo o Brasil. Tudo isso é um pouco das nossas belezas e isso com certeza devolve a autoestima das pessoas. Foi um sucesso a feira apesar de um dia de chuva e frio, mas abriu e fechou com chave de ouro, foram mais de 50 mil pessoas que visitaram nesses dias nossa exposição, um verdadeiro sucesso, dá pra ver a alegria dos expositores e a alegria da população. Queremos aqui agradecer a todos os patrocinadores, organizadores, colaboradores e àquelas pessoas que de uma forma ou de outra colaboraram para que essa feira fosse um sucesso. Em 2015, a feira acontece de novo, e novamente com a entrada franca. Foram quatro shows de renome nacional, abertura com João Neto e Frederico, Jean e Julio, Jair Cap Show e no domingo Pedro Henrique e Fernando. E acontecendo muitos eventos paralelos, conferências de agricultura sustentável, uma cavalgada com os tropeiros, entre outros.
Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI