Menu
 

A+ A-
O jovem de 28 anos é umas das promessas do MMA no Brasil. Com 14 vitórias na carreira, o campeão do peso-meio-médio do Jungle Fight aguarda sua estreia no octógono do UFC.


Assim como grande parte dos meninos dessa idade, aos 9 anos, Elizeu Zaleski dos Santos, o Capoeira, tinha um desejo: queria usar um quimono para lutar karatê. Mas nem em seus maiores sonhos ele imaginava que hoje estaria no UFC, o Ultimate Fighting Championship, a maior organização de artes marciais do mundo.

Filho de agricultores, Elizeu nasceu em Francisco Beltrão, em 1986. E parece que o destino conspirou a favor do jovem atleta. Depois da aula, como de costume, Elizeu aguardava no ponto de ônibus. Num certo dia, uma academia de capoeira se instalou bem em frente ao lugar em que ele esperava a condução todos os dias. Foi então que a trajetória de Elizeu nas artes marciais começou, levando-o hoje, aos 28 anos, a integrar o UFC.

Como tudo começou

Os treinamentos iniciaram no Grupo Muzenza, e é daí que veio o apelido de Capoeira.  Em 2007, em excelente forma física, o atleta foi convidado para participar do Campeonato Mundial Aberto de Capoeira, representando Francisco Beltrão. Entre dezenas de competidores do Brasil e do mundo, Elizeu ficou ranqueado.

A motivação pelo bom resultado levou o jovem a aceitar novos desafios. Foi representar a capoeira no Super Fight, um torneio para amadores que aconteceu na Associação dos Funcionários Públicos de Beltrão. Elizeu subiu pela primeira vez em um ringue, sem jamais ter usado uma luva de boxe. Neste desafio enfrentou um experiente lutador kruang preto de Muay Thai tailandês, Marcelo Silva.

A paixão pelas artes marciais só aumentava e Elizeu despertava os olhares de quem entende do esporte. “Um professor faixa preta de Jiu-jítsu, vindo de Manaus, apareceu em Beltrão. Comecei a treinar e a praticar Muay Thai em 2008”, contou. Afiado, no ano seguinte, das três competições que disputou, venceu todas.

Ainda no primeiro trimestre de 2011, Elizeu foi convidado pelo amigo e antigo companheiro de jiujítsu, para acompanhá-lo em um evento de MMA em Curitiba. No mesmo evento, também lutou o atleta de CM System, Mario Soldado, que estava acompanhado do seu  diretor e proprietário, Cristiano Marcello.

Na oportunidade, Elizeu foi apresentado a Cristiano Marcello, que imediatamente o convidou para ir à CM System treinar e disse que a  “academia estaria de portas abertas para ele”. “Fiquei feliz pelo convite e deslumbrado pelo que vi: uma academia com excelente estrutura física e material humano de qualidade, treinando ao lado de lutadores referência nacional e internacional no MMA.”

Convite para o UFC

Com um cartel de 18 lutas, o lutador graduado em verde-vermelha em Capoeira, marrom em Jiu-jítsu, ponta preta de Muay Thai e atual cinturão do peso-meio-médio do Jungle Fight com 14 vitórias e quatro derrotas, foi contratado na sexta-feira, dia 13, pelo UFC. Ainda não há data oficial para sua primeira luta na organização, mas os olhares de quem torce por Elizeu estarão voltados para o octógono.

Principais títulos

- Campeão JF-Jungle-Fight-65
- Campeão JF-Jungle-Fight-59
- Campeão do GP 77kg Smash-Fight
- Campeão JF-Jungle-Fight-71 Cinturão 
- Campeão JF-Jungle-Fight-75 defesa do Cinturão


O atleta foi contratado pelo UFC na sexta-feira, dia 13 de março (Foto: Arquivo Pessoal)





Via Diário do Sudoeste

Postar um comentário

Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI

 
Top