Parte da carga, cerca de 500 litros foi parar dentro do Rio Fria, que desagua no Rio Verde afluente do Rio Marrecas que abastece de água o município de Francisco Beltrão.
Devido a isso a Sanepar emitiu uma nota de utilidade pública para a população de Francisco Beltrão informando o seguinte:
“ A Sanepar informa que um acidente com um caminhão, registrado na manhã desta segunda feira (09) próximo de Flor da Serra do Sul, na BR-280 provocou o derrame de cerca de 500 litros do defensivo agrícola glifosato no Rio Verde, afluente do Rio Marrecas que abastece a cidade de Francisco Beltrão. Por orientação do Instituto Ambiental do Paraná e do Corpo de Bombeiros e com o objetivo de garantir a qualidade e a potabilidade da água, os processos de captação e produção de água do sistema de Francisco Beltrão estão paralisados, interrompendo o abastecimento em todas as regiões da cidade. A distribuição da água vai continuar até que tenha água nos reservatórios. A operação só será retomada quando houver a liberação do manancial e a garantia de que não há resíduos do produto na água. Não há previsão para normalização do abastecimento.
Clientes que não possuem caixa d' água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa d' água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Acompanhe mais informações pelo site da Sanepar www.sanepar.com.br “
O acidente:
O motorista do caminhão Pedro Torelo, 62 anos informou que saiu de Pato Branco com destino a Pranchita com a carga de agrotóxicos e numa curva perdeu o controle e o caminhão e acabou tombando. Muitos galões estouraram e o liquido foi parar no rio.
Foto: Niomar Pereira/JdeB
Do JdeB

Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI