Após 78 dias, a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi encerrada na maior parte do país. No entanto, o atendimento será retomado apenas na semana que vem. Na segunda-feira, 28, haverá uma assembleia para formalizarem o acordo para o fim de paralisação para posteriormente, os grevistas se reunirem com o governo para definar como será a volta ao trabalho.
O fim desta greve atinge apenas os funcionários do INSS. Os médicos-peritos permanecem parados.
"Nós deveremos, já a partir de segunda-feira retomar o sistema, a ativação de senhas para atendimento, mas não temos condições ainda de começar o atendimento ao público", explica Jaqueline Gusmão, representante do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado do Paraná (Sindiprevs-PR). Ela reitera que o atendimento ao público poderá ser retomado na semana que vem, mas a partir de terça ou quarta-feira.
Servidores de 20 estados e do DF aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem e outra em janeiro de 2017. Nesta sexta-feira, 25, ainda tem assembleia em mais seis estados para definir sobre os rumos da paralisação. No Paraná, a assembleia está marcada para as 13 horas.
Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação.
Os funcionários pediram reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.
Postar um comentário
Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI