Manifestantes na Avenida Tupi
Na tarde deste domingo (13), cerca de 3 mil pessoas participaram de uma manifestação no centro de Pato Branco, que pedia o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o fim da corrupção e demonstrava apoio ao juiz Sérgio Moro, e a Operação Lava Jato, que investiga escândalos de corrupção na Petrobras.
A estimativa de participantes foi dada pelo comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Pato Branco, Éveron César Puchetti Ferreira, e pelos organizadores do movimento.
A concentração aconteceu em frente ao posto Tigrão, por volta das 16h. O grupo seguiu pela Avenida Tupi até a praça Presidente Vargas onde mais pessoas, solidárias a manifestação, aguardavam a chegada da passeata.
Várias pessoas muniam a bandeira nacional, vestiam verde e amarelo ou a camiseta da Seleção Brasileira de Futebol. Alguns manifestantes também carregavam pixulecos, bonecos infláveis em que o ex-presidente Lula é representado usando uniforme de presidiário.
Grupo na Praça Presidente Vargas
As faixas traziam frases a respeito da pauta. “Nós apoiamos o juiz Sérgio Moro e toda a sua equipe”, “Fora Dilma, você envergonha o Brasil” e “Nossa bandeira é verde e amarela, e tem ordem e progresso” foram algumas delas. No caminhão de som, lideranças entoavam gritos de ordem, como “Fora PT, leva o Lula com você” e “Fora Dilma”.
Na frente do carro de som, uma camionete levava uma bandeira nacional e display do juiz Sérgio Moro, que foi usado para tirar fotos no fim da manifestação. Em dois momentos o grupo cantou o hino nacional brasileiro.
Organização
Em Pato Branco, a passeata foi articulada por simpatizantes locais do Movimento Vem pra Rua e Movimento Brasil Livre (MBL), com apoio de várias entidades.
De acordo com Vitor Debastiani Valer, coordenador do Vem Pra Rua Pato Branco, a intenção do movimento foi manifestar o descontentamento com a corrupção no Brasil. “Nós patobranquenses não poderíamos deixar de manifestar a nossa indignação com essa corrupção que está assolando nosso país, e o nosso apoio a Operação Lava Jato”, detalha.
Ele disse ainda, que o movimento apoia o impeachment da presidente Dilma Rousseff. “O PT é que nos últimos anos tem se manifestado como o grande partido corrupto. Mas não é só o PT”, analisa.
Tumulto
Um princípio de tumulto aconteceu quando a passeata chegou até a Praça Presidente Vargas. Um grupo de pelo menos cinco pessoas foi hostilizado por estarem com uma bandeira da última campanha da presidente Dilma, e um cartaz em apoio ao ex-presidente Lula. O grupo chegou a ser ameaçado por alguns dos manifestantes, e um deles chegou a levar um tapa.
Princípio de tumulto aconteceu na praça. Polícia e manifestantes intervieram
A Polícia Militar e alguns membros da manifestação intervieram e a confusão foi dispersada. Apesar do princípio de tumulto não houve registro de feridos ou detenções.
Fonte: Diário do Sudoeste