Menu
 

A+ A-
Foto: Reprodução/Divulgação WhatsApp

O animal encontrado morto na comunidade de Linha Santa Inês, interior de Chopinzinho, e que intrigou agricultores se trata de um cão galgo, raça de animal usado para corridas. A informação foi prestada na noite desta sexta-feira (03) pelo comandante do Pelotão de Polícia Ambiental de Francisco Beltrão, Sargento Charles Civa.

O policial enviou fotos do animal para biólogos e, apesar de deteriorada, foi possível constatar que a carcaça é de um cão. Em entrevista ao Portal RBJ, o sargento adiantou que não há motivos para os moradores do município e região ficarem assustados. Ele também não descarta o envolvimento do animal numa briga, o que acabou resultando na sua morte.

Conheça mais sobre os Galgos

O lebréu ou galgo é um tipo de cão de caça pertencente à família dos hounds. Em contrapartida aos sabujos, os lébreis caçam principalmente pela visão. No FCI são classificados como sendo do grupo 10.

Estes cães se especializam em caçar a presa mantendo-a na linha de visão. Consequentemente, o cão precisa ser hábil em detectar movimentos rapidamente, então esses cães normalmente têm uma visão extremamente apurada e orelhas menores para não obstruir possíveis movimentos periféricos. Por causa de que as presas caçadas normalmente são bem rápidas e ágeis, como cervos, o cão também precisa ser bastante ágil e rápido, podendo chegar a 65 km/h .

Como resultado, a maioria destes têm pernas longas, para dar passos largos, um tórax profundo para suportar um sistema cardiovascular forte para as corridas, e um corpo magro e delgado para manter seu peso o menor possível. Por causa desta velocidade, estes cães são muito usados para as corridas de cães na América do Norte, em particular as raças Greyhound e Whippet.


Foto: Reprodução/Divulgação WhatsApp

Foto: Reprodução/Divulgação WhatsApp



Fonte: Evandro Artuzzi - RBJ
 
Top