Foto: JM CoelhoFoto: JM Coelho
O evento-teste da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 reuniu mais de 40 mil pessoas, neste domingo (31/07), no Maracanã. Na próxima sexta-feira (05/08), dia da abertura oficial dos Jogos, a operação de fechamento de ruas e proibição de estacionamento na região vai se repetir. Para o ensaio, o Centro de Operações Rio (COR) ativou as bancadas olímpicas, setores de monitoramento que acompanham a agenda dos Jogos Rio 2016 e atuam na resposta a ocorrências não previstas. O trabalho foi feito com o auxílio de aproximadamente 30 câmeras na região. A equipe da CET-Rio realizou ajustes nos tempos dos sinais de trânsito para minimizar os impactos. Também foi ativado o Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), que monitorou, de forma integrada, a operação de transporte na região.
A Prefeitura do Rio orienta que no dia 5 os espectadores usem transporte público, dando preferência a desembarcarem nas estações de metrô São Cristóvão (Linha 2) e São Francisco Xavier (Linha 1), e na estação São Cristóvão dos trens da Supervia.
Moradora do Grajaú, bairro próximo ao estádio, a aposentada Alice Pinheiro, 58 anos, aproveitou a oportunidade para visitar o Maracanã pela primeira vez depois da reforma concluída em 2013. Fã das Olimpíadas, ela não escondia a satisfação de ter a oportunidade de assistir à cerimônia em primeira mão: “Vou assistir antes de todo mundo!”.
Para garantir o acesso tranquilo ao entorno do estádio durante o evento-teste, a programação de fechamento das vias no entorno do Maracanã começou às 14h, conforme o previsto. A operação contou com 280 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal. Foram empregados também 20 veículos operacionais e 35 motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento em caso de necessidade. Para informar os motoristas sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e as condições do tráfego, foram utilizados 35 painéis de mensagens variáveis fixos e móveis. A CET-Rio posicionou 10 reboques nos arredores para facilitar a desobstrução das vias, em caso de acidente ou enguiço de veículos.
As ruas do entorno liberadas para pedestres facilitaram o acesso do público. As amigas Jurema Celia Machado, 66 anos, e Patrícia Christiane Vasconcelos, 38 anos, que, pararam até para tirar fotos do lado de fora do Maracanã. “É um momento muito bonito, de muita emoção. Assisti à abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e é algo emocionante, que fica na nossa história para sempre. Meu coração está batendo a mil. Hoje o Rio de Janeiro é a capital do mundo. Temos de mostrar para todo mundo que o Brasil é forte”, afirmou Jurema.
Mesmo antes de entrar no estádio, Patrícia afirmou que a Cerimônia de Abertura dos Jogos será um sucesso: “O Brasil vai dar show. Vai ser uma das cerimônias mais emocionantes que já houve. O brasileiro é muito caprichoso com os detalhes”.
Para a operação deste domingo, o Metrô Rio reservou três trens extras para atender ao público. A concessionária reforçou a equipe de bilheteiros e seguranças para o atendimento. A SuperVia fez programação especial para o retorno de quem foi ao Maracanã assistir ao evento. Foram disponibilizadas quatro viagens extras da estação Maracanã, sendo uma para o ramal Japeri, duas para Santa Cruz e uma para Saracuruna. Mais cedo, para a ida ao evento, os passageiros utilizaram a grade horária regular.
Credenciada para a cobertura dos Jogos, a equipe da NTV, emissora japonesa, acompanhava atenta a animação ao redor do Maracanã. “Para eles, o brasileiro é um povo muito feliz, e que está muito animado por sediar os Jogos aqui no Rio”, explicou o tradutor oficial da equipe, Tonny Sasaki.
Durante o evento-teste, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal atuaram com 218 agentes para o cumprimento das posturas municipais, o combate ao comércio ambulante não autorizado e para coibir o estacionamento irregular.
A limpeza do entorno e das vias de acesso ao estádio do Maracanã foi feita por uma equipe de 12 garis e um caminhão compactador com capacidade para transportar 11 toneladas de lixo. O Maracanã conta ainda com uma caixa compactadora para armazenar os resíduos até o caminhão poliguindaste fazer a remoção e troca da caixa.
Foto: JM CoelhoFoto: JM Coelho
Foto: JM CoelhoFoto: JM Coelho
Foto: JM CoelhoFoto: JM Coelho
Foto: JM CoelhoFoto: JM Coelho
Foto: JM CoelhoFoto: JM Coelho
Foto: JM CoelhoFoto: JM Coelho






