Menu
 

A+ A-



A BR-373, que passa pela reserva indígena Kaingang de Coronel Vivida, Mangueirinha e Chopinzinho, está bloqueada pelos índios que reivindicam os direitos em relação às terras. O protesto integra a Mobilização Nacional Indígena, em defesa da Constituição Federal e dos direitos dos povos indígenas garantidos nela, que acontece em todo o Brasil desde a última segunda-feira (30) e vai até o dia 5 de outubro, quando a Constituição completa 25 anos. 

Segundo o Cacique Romancil Cretã, que falou ao vivo na RVP direto de Brasília-DF, O bloqueio deve ocorrer até o meio dia da quinta-feira (03), com abertura até as 14h. Logo após esse horário, novamente as barreiras serão montadas e devem abrir somente às 17h. Cretã disse que o manifesto poderia se estender por 7 horas, mas "nós vamos dar uma trégua do meio dia às duas da tarde, por que temos que reivindicar as terras que nossos avós nos deixaram, mas vamos aliviar no horário de almoço".

Conforme o Cacique, esta é única forma de mobilizar e mostrar para os governantes as necessidades e a força dos indígenas. 





fonte: Portal RVP

Postar um comentário

Oque você achou desta notícia? COMENTE AQUI

 
Top