Ela destaca que a realidade do Brasil dispensa a inclusão de frutas secas, oleaginosas, carnes de sabor e teor de gordura mais acentuados, elementos que contemplam necessidades energéticas para suportar o frio e manter os costumes do hemisfério norte. “A realidade do hemisfério sul nesta época do ano sugere adaptações menos calóricas. Coincidentemente, o período no qual mais se busca boa forma para o verão, é também a época que oferece mais tentações: doces, bebidas, carnes, porém, nesta estação somos brindados com uma enorme variedade de frutas tropicais frescas que conferem igualmente beleza e sofisticação à mesa.”
A mandala de frutas é uma ótima opção, pois é fonte de fibras e água que contribuem para saciedade e hidratação. Melancia, uvas, romãs, ameixas, pêssegos, manga, goiaba, kiwi e morangos podem formar uma linda guirlanda ou uma mandala na mesa natalina substituindo passas, castanhas e nozes, mais ricas em calorias. Assim também, peixes, peru e frango são opções de carnes com menor teor de gordura.
Segundo Dirce, é possível fazer boas escolhas sem passar vontade ou privações rigorosas, exceto se as privações forem por motivo de doenças. “Se for para ingerir calorias a mais, que seja com algo deliciosamente imperdível. Sempre haverá festas de final de ano e o que se segue provavelmente virá com comemorações e mesas fartas.
O bom senso pede constância nos cuidados para compensar deslizes destas situações. Muito mais impactante é sua alimentação ao longo de um ano do que a da semana de festas. Se você foi moderado e comedido regularmente, não perca o esforço deste longo período. Cuide para que esta semana não corrompa e dê o tom dos meses seguintes.”
Para que as promessas de mudanças não fiquem para depois, veja algumas de suas dicas:
1- Vá para os eventos comemorativos sem fome, ou seja, faça um lanche “magro” antes de sair de casa e hidrate-se com água. Longas horas de jejum e uma mesa sedutora são potenciais ciladas para ingestão exagerada. Alimentos proteicos (ovos, queijo branco, iogurte, quinoa) a partir do café da manhã conferem maior saciedade no início da noite.
2- Mastigue, saboreie e coma devagar. Curta a boa companhia sem pressa, neste tempo a saciedade vem. Isto não significa ficar comendo durante toda a festa, mas, na mesa, foco nas quantidades que você tem como adequadas. Sirva-se em pequenas quantidades, como se aconteceria em duas vezes, o que pode não acontecer com as estratégias mencionadas. Caso isto venha a acontecer, repita pratos sem molhos brancos, pele de aves, farofas, fios de ovos e gorduras em geral.
3- Saladas cruas exigem maior mastigação, promovendo saciedade no tempo certo. Evite os molhos à base de maionese, mostarda e catchup, altamente aditivados de substâncias químicas e calorias.
4- Na escolha dos carboidratos, que sejam mais integrais. Com alguns incrementos o arroz integral e a quinoa acrescidos de ervas e algumas castanhas picadas podem fazer muito sucesso na ceia.
5- A bebida alcoólica é um componente extremamente calórico se o consumo exceder o aceitável. Um copo de 300 ml de cerveja tem cerca de 150 kcal; uma dose de destilado acaba sendo ainda mais calórica. No final das contas, o que for além do brinde pode pesar ainda mais que a própria ceia. Para matar a sede, bebida é água.
6- Difícil comer uma só porção da deliciosa sobremesa? Evite as preparadas com leite condensado e gorduras vegetais como chantilly, nata, sorvetes e creme de leite. É hora de desfazer a decoração da mesa e ficar com as frutas frescas e gelatinas.
7- Para os pratos “à Califórnia”, substitua as frutas em calda por frutas frescas, como abacaxi, cereja e ameixa vermelha. Das secas, damascos são menos calóricos do que as uvas passas. Sua preparação continuará deliciosa e ainda mais saudável.
8- Evite massas e arroz com molhos cremosos à base de creme de leite, queijos gordurosos e manteiga e fique com as opções menos calóricas como as que levam legumes, ricota, mussarela de búfala com molhos ao sugo, bolonhesa ou primavera.
9- Adora farofa? Coma com moderação, pois ela possui grandequantidade de gordura, a menos que use a umidade dos legumes mal cozidos: brócolis, vagem, cebola, cenoura ralada, ervilhas verdes e pimentão fresco. No lugar da farofa, posicione guarnições como arroz temperado, batatas e ceboletes assadas ou purê de maçã. Além de saborosos são muito mais leves.
